Bragança Paulista recebe “Mostra XIII Brazilian Film Festival”

Evento gratuito acontece de 1º a 4 de dezembro no Teatro Carlos Gomes, Mini Mis e Praça do Matadouro

0
A atuação de Luiz Gama como advogado libertou centenas de pessoas escravizadas - Divulgação
Publicidade

De 1º a 4 de dezembro, Bragança Paulista recebe a “Mostra XIII Brazilian Film Festival”, de longas e curtas-metragens nacionais. Serão exibidos gratuitamente 5 longas e 11 curtas-metragens em três locais, Teatro Carlos Gomes, Mini Mis e Praça do Matadouro. A MOSTRA chega à cidade depois de ser apresentada em novembro nas cidades de Chicago e do meio-oeste estadunidense, além de São Paulo.

A abertura da MOSTRA acontecerá no dia 1 de dezembro (quinta-feira), às 19h30, no Teatro Carlos Gomes (Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid) com a exibição de “Doutor Gama”. O longa-metragem, de Jeferson De, traz a história da luta contra a escravidão, liderada por um ex-escravo, que se torna advogado pela causa e liberta mais de 500 prisioneiros em pleno período escravagista no País.

Na sexta-feira (02), às 19h30, é dia da apresentação de “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, no Teatro Carlos Gomes. O documentário mostra a rotina de um grupo indígena, da etnia Yanomani, isolado na Amazônia. O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade.

No sábado (03), às 10h30, no Mini Mis, haverá a “sessão de curtas-documentário” com seis filmes, sendo eles: “Filhas de Lavadeiras”, de Edileuza Penha de Souza; “33421”, de Bruno Martins; “Rosa de Aroeira”, de Monica Mac Dowell; “Uma Geografia das Desigualdades”, de Day Rodrigues; “Você já Tentou Olhar nos Meus Olhos”, de Tiago Felipe; e “Alagbedé”, de Safira Moreira.

No mesmo dia, às 19h30, no Teatro Carlos Gomes, em comemoração aos 200 anos da nossa independência, é dia de assistir “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky. A ficção nos revela a história real de um atormentado imperador, que após proclamar nossa independência decide deixar secretamente o Brasil para levar sua filha ao trono de Portugal.

Também no sábado, às 20h, numa sessão ao ar-livre na Praça Coronel Jacinto Osório – Matadouro, é a vez de “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Denise Saraceni e Allan Fiterman. A ficção aborda a vida e a obra de Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973), o Pixinguinha, pai da MPB. Gênio incompreendido e muito à frente de seu tempo, que só teve sua importância reconhecida muitos anos depois.  Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no Centro Cultural Geraldo Pereira, que fica nessa praça.

Já no domingo (04), às 10h30, no Mini Mis, a “Sessão de Curtas-Ficção” traz o sensível “A Volta para Casa”, de Diego Freitas, com o protagonismo do ator Lima Duarte. Teremos ainda “Belos Carnavais”, de Thiago Mendonça; “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli; “Tereza Joséfa de Jesus”, de Samuel Costa; e “4 Bilhões de Infinitos”, de Marco Antônio Pereira.

O encerramento da “MOSTRA XIII” será no domingo (04), às 20h30, no Teatro Carlos Gomes, com a apresentação do intrigante documentário “Os Arrependidos”, de Ricardo Calil e Armando Antenore. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com o público, com a presença do diretor Ricardo Calil.

As atividades são gratuitas, mas é necessário retirar o ingresso na bilheteria do Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid a partir de 29 de novembro (terça-feira), das 8h às 18h. Os visitantes poderão contribuir com a campanha “ingresso solidário”, doando um 1kg de alimento não perecível.

Sobre a atividade

Criada em 2010 pela brasileira Ariani Friedl, radicada há mais de 40 anos nos EUA, este ano, a MOSTRA Brazilian Film Festival está sendo celebrada num momento especial para o Brasil, em que o País comemora o bicentenário da Independência.

Friedl, que também é diretora-geral da MOSTRA, destaca que o seu objetivo é de difundir a produção cinematográfica brasileira no exterior, “com filmes que revelem o nosso povo, cultura e história, sem os estereótipos, que, muitas vezes, nos apresentam equivocadamente fora do País”, afirmou. No Brasil, sob o comando de Friedl, a responsabilidade pela organização da MOSTRA é dos jornalistas e produtores culturais Luiz Oliveira e Rudi Gonçalves.

Serviço

MOSTRA XIII Brazilian Film Festival, de “Consciência Social”

  • Quando: 1 a 4 de dezembro
  • Local: Teatro Carlos Gomes – Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro e Mini Mis – Av. Alpheu Grimelo, 50 – Taboão
  • Ingresso: Distribuição a partir de 29 de novembro – troca voluntária por 1kg de alimento não perecível
  • Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here