A Prefeitura de Bragança Paulista foi contemplada pelo PAC Renovação de Frota do Governo Federal e receberá R$ 75.441.614,18 para a aquisição de 53 ônibus convencionais e 7 ônibus elétricos, que permitirão mais comodidade e segurança para os usuários do sistema de transporte público do município.
A proposta de Bragança Paulista foi apresentada em 2023 e selecionada. Os 60 novos ônibus serão adquiridos pela Prefeitura e serão incorporados à frota do transporte público. Será feito termo de ajuste de contrato com a empresa concessionária – atualmente a JTP, para operar os ônibus. Os veículos serão de propriedade do Executivo municipal.
Os 53 ônibus são dotados de tecnologia Euro 6, que tem normas mais rígidas na emissão de poluentes e consequentemente a diminuição de partículas na atmosfera.
“Os novos ônibus vão colaborar com o transporte público e ainda trarão mais sustentabilidade, já que 7 deles serão elétricos e os demais terão tecnologia para diminuir a emissão de partículas no ar. É uma renovação da frota, com veículos mais modernos e adequados, atendendo melhor a população”, destaca o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana explica que com os novos ônibus será possível reduzir a tarifa de remuneração. “A empresa concessionária não terá custos para renovar a frota e consequentemente o custo real do transporte é diminuído. Isso poderá reduzir o subsídio pago pelo município”.
A renovação da frota é prevista no contrato de concessão do transporte público. Com a liberação do PAC, os 60 ônibus serão adquiridos em um período de 10 anos, proporcionando a renovação necessária ao longo dos anos. A JTP também será responsável por parte da renovação.
O PAC Renovação de Frota tem por objetivo priorizar os meios de transporte coletivo urbano para benefício direto aos passageiros, contribuindo para a redução do tempo de deslocamento nos grandes centros urbanos e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Também tem por proposta incentivar a renovação de frota para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, além de estimular a produção de veículos e equipamentos pela indústria nacional.