O programa de governo do candidato à presidência da República Ciro Gomes e de sua vice Ana Paula Moreira, pelo PDT, é intitulado Projeto Nacional de Desenvolvimento. O documento propõe iniciativas econômicas como: ampla reforma tributária e fiscal, para financiar políticas públicas que reduzam o desemprego e a informalidade; a taxação de grandes fortunas; a conclusão da reforma da previdência; a negociação de dívidas privadas de famílias e empresas e a regulamentação do trabalho por aplicativos. Para o meio ambiente, uma das ideias é a redução do desmatamento por meio da segurança fundiária.Para a Petrobras, a proposta é mudar a política de preços dos combustíveis e recuperar e ampliar a capacidade das refinarias da estatal. Para a educação, uma das metas é implementar o período integral para o ensino fundamental, de forma gradativa, como forma de eliminar o atraso na educação, provocado pela pandemia. Também a disseminação do ensino médio profissionalizante integral.
Na saúde, o plano é firmar parcerias com a rede privada, para reduzir a fila de atendimentos à população; retomar as grandes campanhas de vacinação, fortalecer a atenção primária e retomar o programa Farmácia Popular.
O plano de governo ainda pretende universalizar o acesso à água potável, até 2030, e ampliar o programa de regularização fundiária. Busca o combate à corrupção e à criminalidade, por meio da implantação do Sistema Único de Segurança Pública, do uso de tecnologias avançadas e a qualificação de profissionais de segurança, com foco na prevenção de crimes contra grupos minoritários e vulneráveis. Outro ponto do plano de governo de Ciro Gomes é a valorização da cultura e a ampliação do acesso aos bens e serviços culturais.