Câmara aprova doação de terrenos para sete empresas em Bragança Paulista

Projetos do Executivo contemplam empresas que preencheram os requisitos do chamamento público para o desenvolvimento econômico e geração de emprego

0
Publicidade

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 32ª Sessão Ordinária, na terça-feira (6/9), com a apreciação de 13 matérias que constavam na ordem do dia. O destaque na pauta foi a aprovação em 1º turno, de sete projetos de lei complementar, de autoria do Executivo, que autorizam a doação de imóveis a empresas, como parte do Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Fomento ao Emprego do Município de Bragança Paulista.

Os projetos de lei complementar aprovados em 1º turno são 13/2022, 14/2022, 15/2022, 16/2022, 17/2022, 18/2022 e 19/2022, para a doação dos terrenos às empresas Gráfica Bragança-Jornal em Dia, Chardon Brasil Produtos e Serviços de Energia, Work Eletro Sistemas, RW Uniformes, JGG Chocolates Artesanais, Tetralite Fireproof e Farmina Pets Foods Brasil, respectivamente.

Os textos foram aprovados por unanimidade, exceto o PLC 17/22. A matéria trata de doação para a empresa JGG Chocolates Artesanais, na qual o vereador Sidiney Guedes se declarou impedido de votar, e recebeu 16 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Ismael Brasilino e Miguel Lopes. Já o PLC 14/22 foi aprovado com uma emenda, para correção do número da matrícula do imóvel doado.

A última matéria votada em 1º turno na sessão foi o projeto de lei 47/22. O texto de autoria da vereadora Camila Marino da Saúde institui o Programa de Educação para o Empreendedorismo e Educação Financeira, na rede municipal de ensino. Na sequência, os vereadores aprovaram três projetos de lei em 2º turno. O PL 50/22, de autoria da vereadora Missionária Pokaia, cria a Política Municipal de Conscientização sobre a Depressão Infantil e na Adolescência. A presidente Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), assina os PLs 51 e 52/22, que incluem no Calendário de Eventos do Município a Cãominhada, para ocorrer anualmente na semana de 4 de outubro, e o  Encontro de Veículos Antigos, a ser realizado a cada ano no primeiro fim de semana de dezembro.

Os vereadores concluíram a ordem do dia com a aprovação, em turno único, de duas homenagens. Com o PL 71/22, de autoria do vereador José Gabriel Cintra Gonçalves, fica oficializada como Irineu Givanetti, a via pública localizada no bairro Morro Grande da Boa Vista. O vereador Marco Leitão assina o projeto de Decreto Legislativo 9/2022, que concede o título de cidadão bragantino a Renê Adriano Costa, aprovado em Plenário por unanimidade.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre o psicólogo George Rinaldi Lattanzi falou sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, a convite da vereadora Camila Marino da Saúde. “Freud diz que cada um enfrenta os problemas internos, com as ferramentas que dispõe, por isso afirmo que quanto mais sólido for nosso mundo interno, com maior clareza enfrentaremos nossos problemas. Muitas vezes a falta de encontrar um caminho acende a luz da ansiedade, que gera a angústia e daí pode surge a ideia do suicídio”, iniciou.

George Lattanzi falou sobre os impactos da pandemia na saúde mental. “Temos observado um alto índice de ansiedade e depressão no pós-pandemia. A pessoa que cogita o suicídio não quer perder a vida, e sim trocar a que tem, pois ela entende que os problemas não tem solução, então temos que trabalhar para fortalecer esse interior. Temos que perder o medo de falar sobre a morte e deixar claro que é possível sair de uma situação que parece não ter mais jeito. Para quem está enfrentando alguma dificuldade ou conhece alguém que está sofrendo, existe o Centro de Valorização à Vida (CVV), que atende 24 horas por dia, via e-mail, mensagem, whatsapp, que dá apoio emocional pelo telefone 188, e também o trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Travessa Riachuelo”, informou.

A segunda participação na tribuna foi da secretária Municipal de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, que falou sobre a conquista do 1º lugar no Município Verde Azul, a convite da presidente Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta). “A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo realiza a premiação do Município Verde Azul anualmente, e atingimos a pontuação de 97,52 no ranking de 2021, que garantiu o 1º lugar para Bragança Paulista. A premiação leva em conta ações como educação ambiental, o suporte que damos para a Guarda Civil Municipal, que atua na fiscalização, proteção da biodiversidade, prevenção de incêndio, resgate de animais, castração, recuperação das nascentes, desassoreamento, entre outras”, listou a secretária Nádia.

Na fala, a secretária ainda destacou a aprovação na Câmara Municipal de projetos de lei relacionados à preservação do meio ambiente. “Aprovamos o Plano Municipal de  de Saneamento Básico, Plano Municipal de Resíduos, além da instalação de ecopontos, gerenciamento com empresas que busca eletrônicos, e ampliação da coleta seletiva, que passou de 20% para 100% da área em toda área urbana, que é um avanço enorme, e implantamos a habilitação no Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), então essas são algumas das ações que a Prefeitura implementou para conquistar o 1º lugar”, concluiu Nádia Zacharczuk.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here