Prefeitura relança a campanha ‘‘Dê oportunidades, não dê esmolas’’

0
Publicidade

Com o objetivo de conscientizar a sociedade para não dar esmolas às pessoas em situação de rua, mas encaminhá-las aos serviços assistenciais do município, na manhã desta sexta-feira (06/12), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), relançou a campanha ‘‘Dê oportunidades, não dê esmolas’’.

“Ao dar esmolas a pessoa incentiva que a outra permaneça nessa condição. As doações acabam sendo usadas como moeda de troca na aquisição de drogas e álcool, ou utilizadas para construção de abrigos, ou ainda deixadas no local, pois sabem que no dia receberão novas doações. As coisas e objetos deixados no local acarretam em diversos problemas como, por exemplo, doenças, lixo excessivo que vão parar em rios e bueiros e outras questões de saúde e dignidade humana. O trabalho não é fácil, mas necessário, por isso o poder público precisa do apoio de toda sociedade”, disse a Secretária da SEMADS Margarete Alvarenga.

Além disso, a Secretária salientou que no início da atual Gestão havia cerca de 150 pessoas fazendo uso das ruas, atualmente são apenas 15, que já estão mapeadas pela equipe que identificou que são homens, que usam a rua para consumo de álcool e outras drogas, mas têm residência na cidade. São três os serviços de atendimento à pessoa em situação de rua: Centro Pop, Abordagem Social e Albergue Maranata.

A Administração Municipal, salienta que a população avisar à SEMADS caso seja abordada ou encontre uma pessoa em situação de rua. Para isso, basta entrar em contato no Centro Pop, pelo telefone (11) 4032-6400 / (11) 94319-3739 ou se dirigir até o local que fica na Avenida Doutor Adriano Marrey Junior, 967, na Penha.

Durante a solenidade, a coach de desenvolvimento humano Muriele Milani, falou sobre o projeto-piloto “De mãos dadas por um mundo melhor”, que vem sendo desenvolvido no albergue. Segundo ela, durante os encontros os participantes desenvolvem melhorias na autoestima, aumentam o desempenho nas realizações de tarefas diárias, dando a oportunidade para que se saiam da condição atual e consigam uma vida mais digna.

Ao final da solenidade, foi realizada a entrega de certificados às entidades cadastradas na SEMADS e que recebem cesta básica na parceria com a entidade Santo Agostinho, pela participação nas Campanhas da Secretaria e do Fundo Social e pelo trabalho social que cada uma realiza junto à comunidade. As entidades presentes foram: Igreja Pentecostal Tempo de Nascer, Mitra Diocesana – paróquias São José, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora Aparecida, Associação Educacional, Cultural e de Integração Social Bragantina (Casa Rosa), Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Carapicuíba, Centro Espírita Casa do Caminho, Casa Espírita Mensageiros de Chico Xavier, Igreja Missionária Maranata do Brasil, Conselho Central de Bragança Paulista da Sociedade São Vicente de Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here