Prefeitura realiza o manejo e remoção de capivaras em dois pontos da cidade

0
Publicidade

Na tarde da última quinta-feira (23/08), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início ao manejo das capivaras do Lago do Taboão e do Portal de Bragança, em cumprimento a uma sentença judicial proferida em 2011, quando a cidade se encontrava na mesma situação com o aumento da população desses animais.

Na ocasião, foram 7 capivaras retiradas do Lago do Taboão, de um total de 14 indivíduos, e 21 do Portal de Bragança, de aproximadamente, 80 animais, que estão divididos em três grupos e serão retiradas em momentos diferentes.

Esta medida fez-se necessária considerando que os animais se encontravam em ambiente urbano, próximo a vias de grande movimentação e, na busca por alimentos, poderiam ocasionar acidentes e serem atropelados. Além disso, é uma ação preventiva de saúde pública para evitar a propagação do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Salientando que em Bragança Paulista não há nenhum caso da doença.

Para unir e remover as capivaras foi iniciado, há alguns meses, um processo de ceva dos animais. Para isso, foi feito um cercado, onde os animais começaram a entrar em bando para se alimentarem de milho, capim e cana-de-açúcar. O destino das capivaras será uma propriedade particular situada às margens do reservatório Jaguari/Jacareí, considerado o habitat ideal para que tenham alimentos, abrigo e segurança.

Os cinco pontos que a Secretária Municipal de Meio Ambiente está monitorando e tem autorização para fazer o manejo são: Lago do Taboão, Portal de Bragança, Village Santa Helena, Lago dos Padres e Hotel Santo Agostinho. Todas as ações são acompanhadas por veterinários e técnicos da secretaria. No Portal Bragança, os responsáveis pela manutenção do condomínio compraram o Equipamento de Proteção Individual (EPI) solicitado pela Prefeitura e arcaram com o custo do transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here