“Representa o reconhecimento de um trabalho em equipe que vem sendo feito no hospital, além de uma realização pessoal e um grande incentivo a minha carreira”. Emocionado e com um enorme sorriso no rosto, foi desta maneira que Marcelo Adani Perrone Ribeiro, recebeu sua premiação, pelo melhor trabalho, na categoria de veterinários residentes em pequenos animais. A premiação foi concedida durante 3º Encontro Internacional em Medicina Veterinária, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Veterinário (IBVET) no final de setembro, em Atibaia.
Ele que é bragantino, médico veterinário graduado pela FESB e residente do hospital veterinário (HVET) da mesma instituição, dividiu a conquista com os colegas e também co-autores do trabalho (Caroline Zorzi de Souza, Lorena Gatto Fusetti, Luiz Fernando Gardezani, Lays Cavalcante da Silva ). Mas foi com grande admiração que atribuiu o prêmio ao incentivo e ensinamentos recebido de sua orientadora Érika Alice Proni Megiatto, médica veterinária cardiologista – também do HVET/FESB.
Marcelo Adani contou que para chegar a premiação teve que superar três etapas, previstas pelo regulamento da organização do encontro. O processo iniciou com a submissão de resumo, passou pela avaliação dos banners e foi finalizado com a apresentação oral do trabalho. “Foi uma experiência ímpar, uma vez que o encontro reuniu cerca de 1600 congressistas”, relatou Marcelo Adani ao acrescentar que já havia participado de outros congressos, mas esta foi sua primeira premiação.
O trabalho premiado teve como tema o “Diagnóstico de Displasia dos Folhetos da Valva Mitral: relato de casos”. Marcelo Adani, explicou que se trata de uma enfermidade cardíaca congênita. No caso relatado, em uma cadela de 19 meses. Ele contou que o animal deu entrada no hospital em razão a uma fratura e teve o diagnóstico comprovado, após a realização de exames laboratoriais e exames de imagem (ecodopplercardiograma). “O problema, até então, assintomático, não havia sido notado nem pelo proprietário”, ressaltou ao informar que o tratamento é medicamentoso e que a constatação, precoce, garantirá uma melhor qualidade de vida ao animal.
O mesmo congresso também contou com a participação da residente do HVET/FESB Priscila Aparecida dos Santos, com a apresentação de trabalho na categoria de residente de grandes animais.