Campanha “Novembro Azul” chama a atenção para o cuidado do homem com a saúde

0
Publicidade

Em continuidade as celebrações impulsionadas pelo movimento “Novembro Azul”, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá diversas ações importantes para que o homem cuide da própria saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.

É importante que os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade), ou 50 anos sem estes fatores procurem um profissional especializado para avaliação individualizada.

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Confira a programação:

Dia 8

Das 8h às 10h – Unidades Parque (I e II) Planejada (I e II) – Atividade: Palestra e orientações sobre o câncer de próstata, no Ginásio de Esporte Rubens Batazza.

Dia 12

Das 8h às 9h – ESF Água Comprida – Atividade: Roda de conversa sobre os cuidados com a saúde do homem.

Das 8h às 10h – ESF Hípica – Atividade: Caminhada, palestra sobre como promover mudança em relação à ida do homem ao médico para exame preventivo, estilo e qualidade de vida, dentre outros.

Das 8h às 16 – ESF Toró – Atividade: Acolhimento, orientações, testagem rápida para IST’s, aferição de sinais vitais e agendamento para consultas médicas, na praça do bairro Penha.

Dia 13

Das 8h às 10h – ESF Casa de Jesus – Atividade: Roda de conversa e orientações sobre o câncer de próstata.

Dia 18

Das 15h às 16h – ESF Cidade Jardim – Atividade: Palestra e orientações com convidado da Associação Bragantina de Combate ao Câncer.

Das 8h às 11h – ESF Henedina Cortez – Atividade: Palestra e orientações sobre o câncer de próstata, busca ativa e oferta de testes rápidos.

Dia 19

Das 8h às 10h – UBS Biriçá do Valado – Atividade: Palestra e orientações com café da manhã.

Das 8h às 11h – ESF Henedina Cortez – Atividade: Palestra e orientações sobre o câncer de próstata, busca ativa e oferta de testes rápidos.

Dia 20

Das 8h às 11h – ESF Henedina Cortez – Atividade: Palestra e orientações sobre o câncer de próstata, busca ativa e oferta de testes rápidos.

Dia 21

Das 8h às 9h – EACS São Vicente– Atividade: Café da manhã educativo.

Das 13h30 às 14h30 – UBS Morro Grande da Boa Vista – Atividade: Palestra e orientações sobre a campanha ‘Novembro Azul’.

Das 9h às 12h – ESF Henedina Cortez – Atividade: Palestra sobre o câncer de próstata, saúde do homem e a importância do acompanhamento, mitos e verdades, corte de cabelo, massagem e lanche.

Dia 22

Das 9h às 11h – ESF Vila Bianchi – Atividade: Roda de conversa sobre o câncer de próstata.

Dia 25

Das 8h30 às 10h – ESF São Lourenço – Atividade: Roda de conversa sobre o câncer de próstata.

Dia 26

Das 8h às 10h – ESF Nilda Colli – Atividade: Palestra e orientações referentes à campanha ‘Novembro Azul’.

Dia 27

Das 13h30 às 14h30 – UBS Arara dos Mori – Atividade: Roda de conversa sobre o câncer de próstata.

Das 14h30 às 17h – Unidade Escola (São Francisco) – Palestra sobre o câncer de Próstata e oferta de teste rápido para IST’s.

Dia 28

Das 8h às 10h – ESF Pedro Megale – Atividade: Atendimento prioritário dos homens, para sensibilização da saúde e prevenção ao câncer de próstata.

Dia 29

Das 9h às 11h30 – ESF Vila Motta – Atividade: Palestra e orientações, testagem rápida para ISTs, chamamento para avaliação do pé do diabético e café da manhã comunitário.

Das 8h às 10h – ESF Vila Davi I e II – Atividade: Palestra e orientações sobre a campanha “Novembro Azul”, na Igreja Santo Expedito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here