Contas de luz e água devem ficar mais caras em 2024

0
Foto: Marcello Casal Jr
Publicidade

A vida financeira do brasileiro não deve ficar mais tranquila em 2024, já que as contas de luz e água deverão ficar mais caras este ano.

É o que afirma as previsões da Agência Nacional de Energia Elétrica e Energia (Aneel) e da Associação e Federação Nacional das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto Público (Abcon/Sindcon).

Em ambos os casos, as taxas de crescimento projetadas são superiores às previsões de inflação para 2024. Divulgado semanalmente, o Boletim Focus revela que a inflação este ano deve ficar em 3,87%.

Em 2023, o aumento da tarifa foi superior, de 5,9%. No caso das tarifas de água, os aumentos variam de acordo com Estados e municípios.

Por que as contas de luz e água vão ficar mais caras?

Segundo o diretor-geral da agência reguladora, três fatores influenciam para a projeção de aumento na conta de luz. A primeira delas é a expansão da rede de transmissão, já que os consumidores remuneram as transmissoras de energia via tarifas.

“Essa expansão é necessária para integrar as fontes renováveis, é necessária também para trazer confiabilidade para o atendimento, mais segurança para o atendimento do SIN Sistema Interligado Nacional e ligar áreas que ainda estão isoladas”, explicou Feitosa.

Já no caso das contas de água, elas ficam mais caras devido ao acréscimo deve ser influenciado pela Reforma Tributária, que tirou todas desonerações da folha de pagamento do setor de saneamento básico em 2024. Com isso, a alíquota deve praticamente triplicar de 9,25% para 27%, o que pode fazer disparar o valor da tarifa para o consumidor.