Por maioria de votos, a Câmara Municipal de Bragança Paulista decidiu abrir processo contra a vereadora Soninha da Saúde na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A decisão foi tomada na sessão ordinária desta terça-feira (7/10), após representação da 16ª Subseção da OAB local.
Segundo a Ordem, o procurador jurídico da Casa, Romeu Pinori Taffuri Júnior, teve suas prerrogativas profissionais violadas durante reunião da Comissão de Educação, em 10 de setembro. A OAB afirma que a vereadora adotou postura ofensiva, questionando a legitimidade e a conduta do advogado, o que teria configurado possível violência política de gênero e afronta ao Estatuto da Advocacia.
Em defesa, Soninha da Saúde argumentou que suas manifestações se limitaram ao debate político e ao direito constitucional de fiscalização parlamentar. “Divergir não é desrespeitar, e sim exercer a democracia”, afirmou.
Impedida de votar, Soninha foi substituída pela suplente Rita Leme (PP). O processo foi aprovado por 9 votos a 7 e segue agora para análise da Comissão de Ética, composta pelos vereadores Juninho Boi, Ismael Brasilino, Miguel Lopes, Rafael de Oliveira e Sidiney Guedes.
Além do caso, os parlamentares aprovaram cinco projetos. Entre eles, o PL 67/2025, que nomeia uma via no bairro Sete Pontes como Rua Tapira, e o PL 51/2025, que cria o programa “Servidor Saudável”, voltado à promoção da saúde e bem-estar dos servidores municipais.
Também foram incluídos no calendário oficial o Festival Nordestino, a ser celebrado em outubro, e a Semana Municipal de Conscientização sobre a Adultização Infantil, na terceira semana do mês.
Na Tribuna Livre, a arquiteta Raíssa Mendes Pereira apresentou o projeto de implantação de um Centro Educacional Unificado (CEU) na zona rural, voltado a atividades educacionais, culturais e esportivas.
Assista à sessão na íntegra: YouTube







