Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Câmara de Bragança Paulista abre processo ético contra vereadora Soninha da Saúde

Câmara de Bragança Paulista abre processo ético contra vereadora Soninha da Saúde

Por 9 votos a 7, vereadores aprovaram abertura de processo na Comissão de Ética após denúncia da OAB sobre suposta ofensa a procurador jurídico.

0
Foto: Câmara Municipal de Bragança Paulista
Publicidade Banner Energisa

Por maioria de votos, a Câmara Municipal de Bragança Paulista decidiu abrir processo contra a vereadora Soninha da Saúde na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A decisão foi tomada na sessão ordinária desta terça-feira (7/10), após representação da 16ª Subseção da OAB local.

Segundo a Ordem, o procurador jurídico da Casa, Romeu Pinori Taffuri Júnior, teve suas prerrogativas profissionais violadas durante reunião da Comissão de Educação, em 10 de setembro. A OAB afirma que a vereadora adotou postura ofensiva, questionando a legitimidade e a conduta do advogado, o que teria configurado possível violência política de gênero e afronta ao Estatuto da Advocacia.

Em defesa, Soninha da Saúde argumentou que suas manifestações se limitaram ao debate político e ao direito constitucional de fiscalização parlamentar. “Divergir não é desrespeitar, e sim exercer a democracia”, afirmou.

Impedida de votar, Soninha foi substituída pela suplente Rita Leme (PP). O processo foi aprovado por 9 votos a 7 e segue agora para análise da Comissão de Ética, composta pelos vereadores Juninho Boi, Ismael Brasilino, Miguel Lopes, Rafael de Oliveira e Sidiney Guedes.

Além do caso, os parlamentares aprovaram cinco projetos. Entre eles, o PL 67/2025, que nomeia uma via no bairro Sete Pontes como Rua Tapira, e o PL 51/2025, que cria o programa “Servidor Saudável”, voltado à promoção da saúde e bem-estar dos servidores municipais.

Também foram incluídos no calendário oficial o Festival Nordestino, a ser celebrado em outubro, e a Semana Municipal de Conscientização sobre a Adultização Infantil, na terceira semana do mês.

Na Tribuna Livre, a arquiteta Raíssa Mendes Pereira apresentou o projeto de implantação de um Centro Educacional Unificado (CEU) na zona rural, voltado a atividades educacionais, culturais e esportivas.

Assista à sessão na íntegra: YouTube