Bragança Paulista recebe nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho a 16ª edição do Festival Japão, agora em novo endereço: o Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). O evento celebra os 70 anos da Associação Nipo de Bragança Paulista, responsável pela organização.
Com entrada gratuita, o festival é um dos principais da região Bragantina e reúne milhares de visitantes para celebrar a cultura nipo-brasileira com shows, oficinas, danças, gastronomia típica, artesanato e o tradicional Concurso de Cosplay.
Horários de funcionamento:
- Sexta-feira (30): 17h às 20h
- Sábado (31): 10h às 20h
- Domingo (1º): 10h às 18h
A abertura oficial está marcada para sábado, às 13h, com participação de autoridades, organizadores e atrações culturais.
Cultura e tradição em destaque
Entre as atrações confirmadas estão os grupos Satoru Saito Ryubu Dojo, Wadan Taiko Ensemble e a vibrante dança do leão (Shishimai). A programação inclui ainda apresentações da própria Associação Nipo, como o Radio Taiso, o Taikô Aozora Daiko, demonstrações de judô e exibições da Escola de Língua Japonesa.
As noites de sábado e domingo terminam com o tradicional Bon Odori, conduzido pelo grupo Kaito Shamidaiko, convidando o público a dançar e vivenciar um dos rituais mais emblemáticos da cultura japonesa.
Gastronomia típica e novidades
Na praça de alimentação, o público poderá saborear pratos como Gyudon com carne wagyu, Yakisoba, Tempurá, Pastel japonês, Sushi, Temaki, Nigiri e o famoso Tempurá de Sorvete. Em 2025, o festival traz ainda a participação de restaurantes parceiros, ampliando a diversidade e autenticidade da experiência gastronômica.