Câmara aprova pedido de vista e adia votação de projeto de empréstimo para compra de ônibus

0
Foto: Câmara Municipal de Braganca Paulista
Publicidade

Por solicitação do vereador Bruno Leme (PSD), vice-líder do governo, a Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, por 11 votos a 6, um pedido de vista que adia por dez dias a votação do Projeto de Lei Complementar 5/2025. A proposta autoriza o Executivo a contratar um empréstimo de R$ 75,4 milhões junto ao Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a compra de 60 ônibus — sendo 53 movidos a biometano e 7 elétricos — para o transporte coletivo.

Durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (6/5), a matéria foi discutida por cerca de três horas. Uma emenda substitutiva do Executivo, aprovada por unanimidade, ajustou a redação dos artigos 1º e 2º, permitindo a contratação do crédito “com ou sem garantia da União” e esclarecendo as condições para ambos os cenários.

Outros dois projetos também estavam na pauta. O PLC 7/2025, do vereador Bruno Sucesso (PL), que permite o desembarque de mulheres e idosos em locais mais seguros entre 22h e 6h, teve a votação adiada para 27 de maio, a pedido do próprio autor.

Já o PL 22/2025, de autoria do vereador Ismael Brasilino (PSD), foi aprovado em primeiro turno. A proposta cria a Semana Municipal de Proteção à Criança e Segurança nas Escolas. Por meio de uma emenda, a comemoração será realizada na primeira semana de outubro, em homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, morta em 2017 ao proteger alunos durante um ataque em Janaúba (MG). O texto prevê ações como palestras, simulações e oficinas de conscientização e prevenção da violência nas escolas.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, a professora Cláudia Lúcia de Oliveira Cunha falou sobre “Dores emocionais e autoconhecimento”, abordando temas como traumas, doenças crônicas e tratamentos com hipnoterapia e terapias alternativas.

Cinco estudantes de Engenharia da Computação da Universidade São Francisco (USF) também participaram da sessão. Eles apresentaram o projeto da SBAFibro (Sociedade Bragantina de Apoio à Fibromialgia), desenvolvido para promover informações sobre a síndrome e propor políticas públicas no município. Os alunos criaram um site com conteúdos informativos e mencionaram um projeto de lei em tramitação no Congresso que pretende reconhecer a fibromialgia como deficiência.

A íntegra da 14ª Sessão Ordinária pode ser acessada em: YouTube da Câmara. As sessões são abertas ao público e também transmitidas ao vivo pelo site oficial (www.camarabp.sp.gov.br), YouTube e Facebook da Câmara.