Museu Municipal Oswaldo Russomano segue com exposição comemorativa pelos seus 58 anos

Mostra reúne obras de Moraes retratando carros icônicos e faz parte das celebrações do aniversário do espaço.

0
Foto: SECOM
Publicidade

Como parte das comemorações pelos 58 anos do Museu Municipal Oswaldo Russomano, segue em cartaz uma exposição especial com quadros em óleo sobre tela do artista plástico Moraes, que retratam carros icônicos de diferentes épocas. A mostra está aberta ao público até 01 de fevereiro de 2025.

Além dessa exposição, em breve, será inaugurada a mostra “Nos Trilhos da História: A Estrada de Ferro Bragantina”, que proporcionará aos visitantes uma experiência imersiva sobre o impacto da ferrovia no desenvolvimento de Bragança Paulista.

A exposição contará com um cenário interativo que recria o interior de um vagão de trem, permitindo aos visitantes observar objetos históricos que narram a trajetória da ferrovia e sua relação com o ciclo do café. Além disso, abordará o papel dos povos escravizados na economia cafeeira e destacará a influência da ferrovia na economia, sociedade e cultura local.

Por meio de textos explicativos, imagens de época e itens históricos, a mostra busca oferecer ao público uma experiência enriquecedora e educativa.

Um espaço que preserva a história de Bragança Paulista

Inaugurado em 15 de dezembro de 1966, o Museu Municipal Oswaldo Russomano abriga um vasto acervo com mais de 3 mil peças, que ajudam a contar a história do município e de seus personagens mais importantes. Entre os destaques estão objetos pessoais de figuras ilustradas da cidade e relíquias de grande valor histórico, como um banguê do período dos barões do café, uma espada da guarda de D. Pedro II e uma canoa indígena da região.

O museu também apresenta registros sobre a ocupação indígena do Guaripocaba, a Revolução Constitucionalista de 1932, a Segunda Guerra Mundial e a Estrada de Ferro Bragantina. Além disso, conta com coleções de arte sacra, moda retrô, câmaras fotográficas, relógios, rádios e moedas antigas, proporcionando um verdadeiro mergulho na história e na cultura da cidade.

Além do acervo permanente, o museu oferece espaços internos e externos para exposições, rodas de conversa e atividades culturais, promovendo um ambiente propício para aprendizagem e lazer.

Um patrimônio histórico

O edifício que abriga o museu é um dos mais belos imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAC) de Bragança Paulista. Construído em 1896, em estilo colonial, o prédio possui materiais de acabamento importados da Europa e já sediou importantes instituições, como o primeiro jardim de infância da cidade, o cartório eleitoral e a biblioteca municipal.

O Museu Municipal Oswaldo Russomano está localizado na Rua Cel. João Leme, 520 – Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.