A Neoenergia Elektro, concessionária de energia, descobriu nesta segunda-feira (2) um esquema de furto de energia em um centro esportivo no bairro Cachoeirinhas, em Bom Jesus dos Perdões, São Paulo.
A operação contou com o apoio das Polícias Civil e Militar. Segundo a empresa, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer mais de 7,4 mil residências durante um mês.
Um homem de aproximadamente 50 anos foi preso em flagrante durante a ação, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil. A Neoenergia Elektro ressaltou que furtos de energia, popularmente conhecidos como “gatos”, não apenas configuram crime previsto com pena de até oito anos de reclusão, mas também representam riscos à segurança da população e comprometem a qualidade do fornecimento na região.
Segundo o investigador Eric, a Elektro procurou a Polícia Civil para apurar o caso de furto de energia no local, o popular “gato”. Segundo o investigador, a empresa identificou um desvio de energia, datado desde 2019.
A Polícia Científica foi acionada para conduzir a perícia de apuração do desvio de energia. O suspeito foi preso, mas liberado após pagamento de fiança.
Nota de Esclarecimento*
Restabelecida a Energia no Centro Esportivo em Bom Jesus dos Perdões
A energia elétrica do centro esportivo de Bom Jesus dos Perdões, que havia sido interrompida no última terça-feira (03/12) sob acusação de furto de energia, foi restabelecida pela Elektro no último domingo (08).
O proprietário do local vem a público esclarecer os fatos e defender seus inquilinos e sua propriedade, ressaltando que no dia da interrupção da energia não lhe foi concedida a oportunidade de apresentar sua defesa. Mesmo diante de explicações sobre a situação, a Elektro, acompanhada de policiais, não quis ouvir as justificativas.
Conforme esclarecido pelo proprietário, houve um incêndio anterior no padrão da propriedade que danificou os fios e o medidor. Na ocasião, a Elektro constatou que não era possível instalar um novo medidor devido aos danos. Um funcionário da empresa realizou uma ligação provisória e orientou que fosse feito o pedido para instalação de um novo medidor. Este pedido foi realizado em 01/08/2024, acompanhado pela reforma do padrão.
Desde então, a Elektro agendou por pelo menos três vezes a instalação do novo medidor, mas não compareceu, alegando dificuldades para localizar o endereço. No entanto, no dia em que a interrupção ocorreu, diversos veículos da Elektro estiveram presentes, sem nenhuma dificuldade para encontrar o local.
Adicionalmente, as alegações divulgadas na mídia sobre o suposto desvio de energia equivalente ao abastecimento de 7.400 residências por 30 dias são consideradas absurdas e infundadas pelo proprietário. Ele questiona como este cálculo foi realizado e destaca que, se houvesse má-fé, não teria solicitado insistentemente a instalação de um novo medidor nos últimos quatro meses.
Vale lembrar que a propriedade, que possui apenas 10 chalés, mantém seus portões abertos e não escondeu nenhuma informação, inclusive comunicando a Elektro sobre defeitos no transformador durante este período. O proprietário reforça que todas as acusações serão esclarecidas no devido processo.
Agradecemos pela atenção e contamos com a compreensão da comunidade para que os fatos sejam analisados com justiça.
Mario Cesar Silva