O ex-prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis (Jango), renunciou à candidatura na noite deste domingo (08), a poucas semanas das eleições municipais de 2024.
A decisão foi oficializada por meio de uma carta enviada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Com a renúncia, Jango está impedido de concorrer ao mesmo cargo no pleito deste ano, conforme estabelece o parágrafo 3º do recurso especial eleitoral.
O anúncio ocorreu um dia após o Ministério Público Eleitoral recomendar a impugnação de sua candidatura. O juiz eleitoral, Rodrigo Sette Carvalho, ainda não havia emitido parecer sobre o caso, mas Jango optou por abdicar da disputa antes do julgamento.
O Jornal Mais Bragança conversou com o ex-prefeito que comentou o que levou a desistência: “Eu to em um sacrifício que to vendo que não vale a pena….A pressão vem aumentando, pelo partido, e etc. Eu não consigo nem colocar minha campanha na rua.”
Segundo Jango, ele vai continuar apoiando o partido, mas sem ele na frente: “Não vale a pena eu fazer uma campanha na rua sem reposições”. Segundo informações, seu vice, o médico Dr. César Alves, do partido Agir, assumirá a candidatura à prefeitura, mantendo a coligação entre Podemos e Agir. O novo candidato a vice deve ser escolhido nas próximas horas.
Jango tem uma longa trajetória política em Bragança Paulista, tendo sido vereador por três mandatos consecutivos (1993-2004) e assumido a prefeitura em 2005, após a cassação de Jesus Chedid. Foi reeleito em 2008 e, em 2020, concorreu novamente ao cargo de prefeito, ficando em terceiro lugar.