A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Educação, em parceria com o Centro Educacional Sala Verde Pindorama, associação Pescadores de Cristo e Supi Bragança, realizou no domingo, dia 23/06, o 8º Desafio Resíduo Zero e Margens Limpas.
A ação, realizada no Lago do Taboão, representa um marco significativo na conscientização ambiental e na promoção de práticas sustentáveis.
O Lago do Taboão, conhecido por sua beleza natural e importância como espaço de lazer, proporcionou o cenário ideal para sensibilizar o público sobre a necessidade urgente de cuidar do Meio Ambiente fazendo o descarte correto de resíduos sólidos.
Durante o Desafio Resíduo Zero os participantes recolheram das águas e margens do lago, diversos resíduos como: embalagens plásticas, garrafas de vidro, papeis de bala, tampinhas e inúmeras bitucas de cigarro.
“A ação é muito importante para a própria conscientização aqui no Lago do Taboão. Maioria do lixo, garrafa de refrigerante, de bebida, lata, e a gente vê que é um público mais noturno que faz isso”, disse Davi Guimarães da Associação Pescadores de Cristo.
Em seguida, Nádia Zacharczuk, Secretária Municipal do Meio Ambiente de Bragança Paulista, comenta: “Uma ação de educação ambiental onde a gente sensibiliza a todos que frequentam o Lago do Taboão a cuidar do lixo e não jogar no chão”.
Isto é, mais do que uma simples atividade, o Desafio Resíduo Zero representou um compromisso coletivo com um futuro mais limpo e sustentável. Deve servir de exemplo inspirador de como comunidades podem se unir para fazermos diferença positiva no mundo ao seu redor.