Revitalização da Estação Ferroviária do Curitibanos em Bragança Paulista está em fase final

Histórico prédio ferroviário passa por restauração completa, trazendo novas perspectivas turísticas e culturais para a cidade.

0
Foto: SECOM
Publicidade

As obras de revitalização da histórica Estação Ferroviária do Curitibanos, em Bragança Paulista, estão em fase de conclusão. A MBG, empresa responsável pelo projeto, realiza os últimos retoques na pintura do gradil e o envernizamento do piso de madeira. Todo o restante da reforma e restauração já foi concluído, preservando as características originais do prédio.

O projeto de revitalização, coordenado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Obras, incluiu a remoção e substituição de janelas e portas por modelos idênticos aos originais, pisos cerâmicos e assoalhos, mantendo o estilo original. O novo piso interno foi instalado, as paredes internas foram recuperadas, e todas as instalações elétricas e hidráulicas foram renovadas. Os tijolos aparentes foram tratados e restaurados, e o letreiro da fachada foi recuperado.

Foto: SECOM

Além disso, novas estruturas de quiosques e um sanitário externo foram construídas, acompanhados de um estacionamento acessível. As melhorias incluíram um novo telhado com telhas de barro tipo francesas e um madeiramento completamente novo, além da reforma total das instalações elétricas e hidráulicas.

Após a conclusão das obras, será aberta uma licitação para concessão do espaço, com previsão de abrigar um restaurante e outras atrações relacionadas à história da ferrovia e do café, além do desenvolvimento de Bragança Paulista. A Estação do Curitibanos será um novo ponto turístico e cultural, contribuindo para a geração de empregos e renda, e valorizando o patrimônio arquitetônico e histórico do município.