O Projeto “Xadrez nas Escolas” ganha mais força em Bragança Paulista, passando a abranger quatro escolas municipais neste ano. As unidades escolares contempladas são a E.M. Cel Ladislau Leme, E.M. Prof. José Murilo Arruda, E.M. Profª Nilza Faria e a Prof. Joaquim Theodoro da Silva, atendendo aproximadamente 383 alunos dos 4º e 5º anos.
A iniciativa é da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Educação e da Juventude, Esportes e Lazer.
Na manhã desta segunda-feira (22), os alunos dos 4º e 5º anos da E.M. Prof. Joaquim Theodoro da Silva participaram das aulas ministradas pelo Professor Henrique Augusto Soares de Campos, com o acompanhamento da Diretora Carla Alves Ferreira de Souza. As aulas ocorrem semanalmente, com duração de 50 minutos.
“Os alunos estão aprendendo não apenas a jogar xadrez, mas também as regras, táticas e estratégias do jogo. Isso contribui significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, auxiliando-os em outras disciplinas, especialmente matemática”, destacou o Professor Henrique Augusto Soares de Campos.
O objetivo principal do Projeto “Xadrez nas Escolas” é proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos sobre as noções elementares e regras básicas do jogo, além de promover a valorização e técnica da modalidade, com orientações pedagógicas.
Além das aulas regulares, o projeto também promove torneios relâmpago de xadrez e competições interescolares, incentivando ainda mais o engajamento dos alunos na prática do jogo.