Agosto Lilás: Prefeitura realiza conscientização contra a violência à mulher

0
© Freepik
Publicidade

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Projeto Guardiã Maria da Penha, realizará um letramento no dia 30 de agosto, às 13h, na Universidade São Francisco (USF).  

A ação, voltada para os componentes do Projeto Com Elas no SUS, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – Edição Equidade, uma parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista e Universidade São Francisco, abordará o tema sexismo e violência contra a mulher, reforçando a integração entre ensino, serviço e comunidade.

O evento integra o Fluxo Municipal de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência e o Núcleo de Atendimento à Violência, fortalecendo a rede de combate à violência contra as mulheres em Bragança Paulista. Desde 2019, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres tem desenvolvido campanhas de conscientização, como a “Não se Cale”, com a distribuição de panfletos, palestras e capacitações.

Em 2023, a cidade lançou o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”, incentivando locais comerciais a divulgar informações de apoio às mulheres em situação de violência. Além disso, foi inaugurado o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) na Rua Doutor Tosta, 224, no Centro, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas Criminais e pela Coordenação do Núcleo de Apoio ao Atendimento às Vítimas de Crimes de Violência.

As mulheres em Bragança Paulista têm diversos canais de apoio:

  • Telefones de Emergência: 192 e Disque Denúncia 190
  • Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres: Rua Dr. Freitas, 835, Matadouro, telefone 4035-0010
  • CREAS: Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, Lavapés, telefone 4604-1549
  • Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): Avenida dos Imigrantes, nº 9, Praça 9 de Julho, Taboão, telefone 4033-3795
  • Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha): telefone 153
  • Polícia Civil (Plantão 24 horas): telefone 4034-7420
  • Polícia Militar (Plantão 24 horas): telefone 190