Bragança Paulista investe em contratação de novos Guardas Civis Municipais

0
Foto: SECOM
Publicidade

A Guarda Civil Municipal recebe investimentos constantes da atual Administração. Nesta semana, foram convocados três novos guardas civis municipais – dois masculinos e um feminino. Nessa gestão, a Prefeitura já contratou 30 novos GCMs e outros serão convocados futuramente.

Na semana passada, foi publicada na edição nº 1.748 da Imprensa Oficial do município a convocação do edital de Concurso Público 02/2021. Foram chamados nesta convocação três guardas municipais – uma mulher e dois homens.

Do concurso de 2021 já haviam sido convocados outros oito GCMs masculinos e seis femininos. Entre 2017 e 2019 foram convocados outros 13 guardas – duas mulheres e 11 homens.

Com um efetivo de 131 guardas (sem contar os convocados desta semana), a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista tem recebido investimentos constantes por parte da Prefeitura de Bragança Paulista.

Recentemente a Prefeitura entregou 131 novos coletes balísticos, garantindo a segurança de todos os GCMs no cumprimento de suas funções. A Secretaria de Segurança e Defesa Civil destaca que todos os GCMs tiveram os coletes trocados. Os investimentos da Administração em equipamentos são constantes e os coletes balísticos fazem parte dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

O trabalho da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil tem garantido a sensação de segurança dos moradores e a prevenção de crimes, colocando Bragança Paulista como a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2022, divulgado pelo Instituto Sou da Paz.

Atualmente o efetivo da GCM é formado pelas equipes da Ronda Ostensiva de Motocicletas (ROM), do Grupamento de Apoio Montado (GAM), das Guardiãs Maria da Penha, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), da Patrulha Rural, da Patrulha Ambiental e do Centro Operacional Integrado (COI). As equipes realizam trabalhos essenciais como patrulhamento preventivo e operações e ações conjuntas.

Também foi criado o aplicativo “153 Cidadão”, destinado às mulheres vítimas de violência que se encontram em vulnerabilidade.

A Guarda Civil Municipal tem sido fundamental ainda dentro das operações e ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne todas as forças policiais do município.

A segurança da população é prioridade da Administração, por isso houve investimentos na compra de novas viaturas e equipamentos, fardamento, armamento e munição, contratação de profissionais, requalificação e capacitação profissional, além da criação do GGI. Em 2023, foi dado um passo importante no Plano de Cargos e Carreiras do GCMs, com a reclassificação de todos os integrantes da corporação.

Em maio de 2023, a Prefeitura deu um importante passo para a efetivação do Plano de Cargos e Carreiras da GCM, com reclassificação na progressão dos Guardas Civis Municipais. Na prática, os agentes da GCM, de 1ª, 2ª e 3ª classes, serão reclassificados para o nível C, que faz parte da progressão horizontal de A a E.

Com a Lei nº 13.022/2014, a GCM adquiriu maior autonomia em suas ações, sendo um reconhecimento importante e garantindo ainda mais os direitos dos cidadãos e da ordem social.