Operação do Jogo do Tigrinho: Polícia Civil deflagra operação contra crime de lavagem de dinheiro em Extrema

0
Foto: Polícia Civil de Extrema
Publicidade

Na manhã desta sexta-feira (9), os policiais da 1ª Delegacia Regional de Pouso Alegre e da 8ª Delegacia de Polícia Civil de Extrema deflagraram uma operação denominada “SMURFING”, cumprindo mandados de busca e apreensão no município mineiro e em Guarulhos/SP.

Os mandados foram expedidos por força de representação da autoridade policial, no bojo de investigação que apura a prática do crime de lavagem de dinheiro, tendo este, como ilícitos penais antecedentes, as possíveis práticas de estelionato e jogo de azar consistente no patrocínio e divulgação do jogo virtual “TIGER’S FORTUNES”.

A ação policial resultou na apreensão de aparelhos de telefone celular e notebooks, de propriedade dos investigados e na localização de vários veículos automotores, destes, 3 deles eram importados, do segmento premium, os quais estavam na posse dos investigados. Em Extrema, a busca foi realizada na casa de um influenciador digital muito conhecido na cidade, que tem milhões de seguidores no Facebook, Instagram e no TikTok.

As atividades de polícia judiciária prosseguirão com a análise dos objetos apreendidos, bem como de informações obtidas por meio de levantamento dos sigilos bancário e fiscais dos investigados.

OPERAÇÃO SMURFING

O termo “SMURFING” tem sua origem na série animada televisiva “Os Smurfs”, em uma analogia cunhada pela doutrina do Direito Penal Econômico, que reporta ao pequeno tamanho dos personagens do desenho e, consequentemente, no âmbito da lavagem de capitais, ao fracionamento das transações financeiras, objetivando a não chamar atenção das autoridades com operações de maiores importâncias, integrando, assim, a primeira fase dessa modalidade criminosa, qual seja “colocação” ou “placement”.