Energisa encontra ligações clandestinas em imóveis que já foram autuados

Ao todo, empresa identificou 145 irregularidades apenas neste ano Irregularidades em diferentes bairros de Bragança Paulista

0
Foto: Energisa
Publicidade

Equipes da Energisa Sul-Sudeste retornaram às ruas de Bragança Paulista e região em uma operação especial para confirmar as suspeitas de ligações clandestinas de energia que colocavam em risco a segurança da população e do sistema elétrico. De acordo com Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, parte das irregularidades identificadas ao longo do último mês, referia-se a “religações clandestinas” de imóveis que já tinham sido autuados anteriormente pelo mesmo crime: fraudes e furtos de energia.

Graças ao sistema de inteligência artificial que monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes, ao longo do ano a Energisa identificou 145 irregularidades em Bragança Paulista e região, totalizando um desvio de 280.463 kWh, energia suficiente para abastecer durante um mês 1.402 residências com consumo médio de 200 kWh.

Por questões de segurança, em todos esses imóveis o fornecimento de energia foi interrompido, sendo registrado um Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis no Código Penal. Para Renan, a ousadia dos reincidentes nessa prática criminosa potencializa o risco à segurança da comunidade.

“Quando falamos em adulteração de medidores ou ligações diretas na rede de distribuição, estamos falando de riscos reais de um curto-circuito e um acidente fatal decorrente de incêndios de grandes proporções, que ainda podem danificar a rede e causar a interrupção da energia para toda a vizinhança. Esse é crime tanto de quem executa as ligações, quanto de quem paga alguém para fazer uma fraude no seu imóvel”, alerta o coordenador.

Além disso, o furto de energia interfere diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, que acabam pagando coletivamente pela energia desviada.

“Por esses motivos é que pedimos a ajuda da população no combate a esses crimes. A Energisa dispõe de um canal para denúncia anônima de furto de energia, justamente para que possamos agir de maneira preventiva, interrompendo essas ligações irregulares, sempre preservando a identidade do denunciante”, reforça Renan.

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da companhia, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.