Obras do CRAS Jardim Iguatemi avançam em Bragança Paulista

0
Foto: SECOM
Publicidade

As obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Iguatemi estão em pleno andamento em Bragança Paulista. Atualmente, os trabalhos se concentram na instalação hidráulica, reboco das paredes internas e externas, e adequação dos blocos para a instalação das portas de madeira.

Nas próximas etapas, serão realizadas a pintura externa e interna, plantio de grama, instalação de gradil e portão social acessível, instalação de esquadrias, execução e instalação do telhado, instalação elétrica e acessórios, e execução de calçadas.

O novo equipamento contará com recepção, sala de administração, sala para atendimento psicológico, sala para assistência social, sala para atendimento do CadÚnico, sala de coordenação, cozinha, banheiros e galpão para realização de reuniões e oficinas.

Atualmente, a população da região do Jardim Iguatemi é atendida no CRAS Águas Claras. Assim que o novo equipamento estiver pronto, atenderá moradores não só do Iguatemi, mas também do Jardim São Miguel, Vino Barolo, Vista Alegre, Green Park, Quinta dos Vinhedos, Vila Verde, Jardins, Vila Romana, Piemonte e outros da zona rural nas proximidades. A empresa responsável pela obra é a Exitus Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Novo CRAS em Bragança Paulista

O CRAS em construção no bairro Iguatemi será a quinta unidade de Centro de Referência de Assistência Social em Bragança Paulista. Ele possibilitará o referenciamento de até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros próximos, especialmente Iguatemi e Green Park, facilitando o acesso da população aos direitos sociais.

O CRAS organiza e oferece serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Considerado a principal porta de entrada do SUAS, o CRAS permite o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social, com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Isso é feito por meio do desenvolvimento de potencialidades, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

As equipes são responsáveis pela avaliação e seleção das famílias conforme a lei, garantindo acesso a benefícios, programas e serviços de assistência social, como Benefícios Eventuais (Auxílio Alimento, Auxílio Funeral e Auxílio Natalidade através do Projeto Arco Íris) e Benefícios de Prestação Continuada (BPC LOAS).

Os profissionais são capacitados para orientar as pessoas e famílias sobre seus direitos sociais e como acessá-los, além de realizar articulações com a rede e outros setores para que todos tenham acesso aos mínimos sociais, garantindo sua proteção social.