Lula critica importação de produtos chineses sem o pagamento de tributos

0
Foto: Lula Marques
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a importação de produtos chineses sem o pagamento de tributos. Em entrevista nesta terça-feira (21), ele disse que a situação dessas companhias preocupa, e que vai precisar mudar o sistema de cobranças de impostos durante o seu mandato.

“Nós estamos ficando em um país em que está crescendo o setor de serviços e está crescendo a importação de produtos que não pagam nenhum imposto nesse país, ou seja, como é que a gente vai poder ficar vivendo assim?”, questionou o presidente em entrevista.

“Eu quero uma relação extraordinária com os chineses, a melhor possível. Mas, nós não podemos aceitar que as pessoas fiquem vendendo pra cá coisas sem pagar imposto de renda, sabe? É preciso que a gente tenha uma seriedade nisso”, completou Lula.

Na última semana, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) recebeu em seu gabinete em Brasília alguns deputados e senadores representantes de empresários brasileiros. Os parlamentares argumentaram ao chefe da pasta econômica que a falta de taxação de produtos chineses prejudicaria as empresas nacionais, que não teriam como concorrer.

Os deputados e senadores que fazem parte da FPE argumentam que a venda de produtos sem taxação ou com preços abaixo dos praticados por aqui traz prejuízos para a indústria e o comércio brasileiros. Uma das varejistas citadas foi a Shein.

Segundo o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), presidente da entidade, empresas como o e-commerce de moda costumam dividir uma mesma compra em vários pacotes, para evitar a taxação. “Ela manda cinco pacotes, um com cada camiseta, para estar abaixo do valor que é taxado, de US$ 50. Mesmo assim, quando passa de US$ 50, o valor da nota fiscal vem subfaturado”, explicou.

Para Bertaiolli, a prática, que também já foi motivo de reclamação de empresários do setor têxtil, tem levado o governo a perder “bilhões” em impostos. Ele disse ainda que o país recebe atualmente em torno de 500 mil pacotes vindos da China a cada dia, muitos deles aproveitando o mecanismo para se livrar da taxação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here