Saúde orienta sobre a prevenção e controle da Leishmaniose Visceral

A doença, que é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito, acomete animais e pessoas, podendo causar febre de longa duração e anemia.

0
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre a prevenção e controle da Leishmaniose Visceral. A Leishmaniose Visceral, conhecida como Calazar, é uma doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitida através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), comumente conhecido como mosquito palha, que pode afetar pessoas e animais, principalmente cães.

O mosquito é contaminado ao picar cães infectados e posteriormente uma pessoa. Sendo assim, não há transmissão de pessoa para pessoa, nem dos animais para as pessoas e nem de um animal para outro, ou seja, a transmissão da doença ocorre somente através da picada do mosquito, sem contágio.

Os principais sintomas em humanos são: febre intermitente, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento do baço e do fígado, diarreia e inflamação dos gânglios linfáticos. Já em animais são: perda do apetite, emagrecimento rápido, diarreia e vômito, feridas no focinho, orelhas e na pele, queda de pelos e sangramento intestinal.

Como prevenção, é recomendável manter a casa e o quintal sempre limpos, evitando o acúmulo de folhas e frutos, fezes de animais e restos de comida, usar telas nas janelas e portas, bem como cuidar da saúde do seu cão, levando ao veterinário caso identifique algum sintoma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here