O ex-presidente Lula (PT) relembrou as polêmicas atitudes do presidente Jair Bolsanaro (PL) na gestão da pandemia e o culpou pelas mortes causadas pela Covid-19 em território brasileiro. Na avaliação do petista, por conta de decisões consideradas negacionistas, Bolsonaro seria responsável por pelo menos metade das 662,7 mil mortes que ocorreram no Brasil pela doença.
“Bolsonaro e seu governo devem ser responsabilizados por pelo menos metade das mortes na pandemia. Desrespeitou a OMS, trabalhadores da saúde. É só olhar os ministros da Saúde que escolheu. A existência do SUS foi importante. Quando necessitamos, o SUS estava pronto”, escreveu o petista em sua conta no Twitter.
“Tenho 76 anos de idade, faço política há 50, e nunca vi uma situação como a que vivemos agora. Não temos um presidente da República. Ele vive de desrespeitar o povo, as instituições, não respeitou a ciência na pandemia. Vive no mundo da mentira que ele construiu”, completou Lula. Ele ainda completou que o Governo Federal não tem o “mínimo de tradição democrática”.
Bolsonaro e seu governo devem ser responsabilizados por pelo menos metade das mortes na pandemia. Desrespeitou a OMS, trabalhadores da saúde. É só olhar os ministros da Saúde que escolheu. A existência do SUS foi importante. Quando necessitamos, o SUS estava pronto.
— Lula (@LulaOficial) April 26, 2022