Câmeras de monitoramento identificam quadrilha que furtava escolas municipais em Bragança Paulista

Foram identificados também acusados de invadir o Fundo Social de Solidariedade e o Ginásio de Esportes Lourenção

0
Publicidade

A instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e nos prédios públicos permitiu que uma quadrilha que vinha cometendo furtos e depredações fosse identificada em Bragança Paulista.

Nos últimos dias foram registrados cinco casos de furto em prédios públicos municipais. Um no Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici (Lourenção), dois no Fundo Social de Solidariedade, um na Escola Municipal Prof. Orlando Pinto de Oliveira (Vila Santa Libânia) e um na Escola Municipal Fernando Amos Siriani (Jardim da Fraternidade). Graças às câmeras de monitoramento instaladas nos locais, os autores foram identificados.

“O serviço de inteligência da Guarda Civil Municipal conseguiu identificar três envolvidos em quatro dos cinco furtos. Eles foram detidos nesta quinta-feira (17), levados para a delegacia e foi registrado boletim de ocorrência. Estamos agora trabalhando na identificação dos envolvidos no furto da Escola Municipal Fernando Amos Siriani, que em breve também serão localizados e detidos”, conta o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.

A Guarda Civil Municipal identificou ainda que a quadrilha era formada por moradores em situação de rua e todos foram localizados na região da Concha Acústica e Bosque dos Eucaliptos. “A Polícia Civil instaurou inquérito e configurou tratar-se de formação de quadrilha. Desta forma, será solicitada agora a prisão preventiva dos envolvidos”, complementa Bertin.

As câmeras de monitoramento permitem que os acusados de invasão e furto dos prédios públicos sejam rapidamente identificados e presos. Os equipamentos das escolas municipais são dotados de identificação facial, facilitando o trabalho das forças policiais. Foram instaladas cerca de 500 câmeras em todos os prédios da Educação.

Outra medida que vai permitir a ação rápida em casos de invasão e furto é a integração das câmeras ao COI (Central de Operações Integradas). Estão em fase de instalação alarmes silenciosos nas escolas, que darão alerta apenas no COI, permitindo que sejam deslocadas viaturas ao local do crime e seja efetuada a prisão em flagrante.

Atualmente são colhidas as imagens nas escolas, mas esse sistema já está sendo integrado ao COI e a equipe conseguirá monitorar ao vivo o que ocorre, permitindo ações ainda mais rápidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here