Patrulha Agrícola expande o atendimento aos produtores de Bragança Paulista

0
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios (SMDA) continua investindo na melhoria dos serviços aos produtores rurais do município com o Programa Patrulha Agrícola, que oferece, agora, mais dois serviços para o produtor rural: práticas de conservação de solo e recomendação de adubação.

O Programa Patrulha Agrícola é realizado por meio de um contrato com o produtor, analisado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, para posteriormente dar a ordem de serviços. Ao longo dos últimos anos, tem ajudado centenas de produtores do município, ao oferecer serviços de preparo e manutenção de solo, por meio de maquinários agrícolas.

Atualmente, a Patrulha é composta por um coordenador, um Engenheiro Agrônomo, uma atendente, uma estagiária de Engenharia Agronômica e dois operadores de máquinas. Possui maquinários como: trator, motoniveladora, retroescavadeira, grade aradora e niveladora, sulcador, subsolador e aplicadores de semente e de adubo.

Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios decidiu expandir o enfoque de suas atividades. Segundo Felipe Morais Del Lama, Engenheiro Agrônomo e Secretário de Desenvolvimento e Agronegócios, em exercício, a análise de solo é o primeiro passo para uma boa produtividade das lavouras.

“No ano passado, mandamos algumas amostras de solo para análise no laboratório da Fesb (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), conforme surgiram as demandas. Como o resultado foi muito positivo, decidimos manter o serviço no nosso quadro”, comentou.

Como o município de Bragança Paulista apresenta uma pluviosidade significativa ao longo do ano, ocorrem perdas de fertilidade do solo, uma vez que, os elementos químicos essenciais às culturas são “lavados” pela água da chuva. E é justamente a análise de solo que detecta os elementos mais carentes. A partir dela, a SMDA faz a recomendação de adubação para a cultura da área. Além disso, a água da chuva é responsável pela erosão dos solos, fenômeno que provoca a perda de milhares de toneladas de terras cultiváveis.

A SMDA pretende colocar em prática, por meio do maquinário disponível, medidas de controle da erosão, como curvas de nível e barraginhas. A prevenção da erosão é também fator chave no processo produtivo agrícola.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que fica no Parque de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta), ou entrar em contato pelo e-mail: agronegocios@braganca.sp.gov.br ou pelo telefone: (11) 4035-7670.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here