Bragança Paulista é a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, segundo estudo

Instituto Sou da Paz, responsável pela pesquisa, analisa três categorias de violência

0
Foto: SECOM
Publicidade

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz, Bragança Paulista ocupa a 7ª posição entre as cidades menos violentas do estado de São Paulo. Em 2021, a cidade estava na 10ª colocação.

O índice é obtido pela média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), abrangendo todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Bragança Paulista registrou um avanço significativo, subindo da 10ª colocação em 2021 para a 7ª em 2022. O município foi destaque ainda entre as cidades de 100 a 200 mil habitantes, conquistando a 2ª colocação como a cidade mais segura do Estado de São Paulo em ambos os anos, 2021 e 2022.

“Esse avanço no ranking é fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência. Estamos empenhados em proporcionar uma cidade cada vez mais segura para os cidadãos”, destacou o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.

“É gratificante ver Bragança Paulista destacar-se positivamente nesse cenário. Isso reflete o compromisso da nossa administração e das autoridades locais em construir um ambiente seguro e harmonioso para toda nossa população”, ressaltou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV)

Lançado pela primeira vez pelo Instituto Sou da Paz em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.