Nesta terça-feira (25), a frase “Sujeito a cacete”: foi flagrada exposta em uma faixa pendurada na Avenida São Lourenço, em Bragança Paulista. Internautas da região enviaram uma foto da faixa que traz o alerta para os motoqueiros que perturbam os vizinhos com seus veículos, conforme foto enviada ao Mais Bragança.
As gírias “tira de giro” e “chamar no grau” significam, respectivamente, provocar um barulho muito alto com a moto e empinar o veículo enquanto dirige.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor flagrado com a descarga livre, com mau funcionamento do veículo e fora do padrão pode ser notificado com base do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
O problema, que tira a perturbação de muitos, aumenta consideravelmente no fim do ano, quando algumas pessoas parecem não entender a necessidade de respeito o sossego alheio.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
De acordo com os artigos 230 e 240 do Código de Trânsito Brasileiro, fazer barulho alto e malabarismos com a moto são práticas proibidas e as infrações podem ser penalizadas com multas e retenção do veículo.
Art. 230 – Conduzir o veículo:
- XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;
- Infração – grave;
- Penalidade – multa;
- Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Art. 244 – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:
- III – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
- Infração – gravíssima;
- Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
- Medida administrativa – retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.