Cavalos se alimentam de lixo e colocam trânsito em risco em Bragança Paulista

População solicita que Prefeitura Municipal acolha animais soltos no bairro Quintas dos Vinhedos

0
Publicidade

Moradores do Jardim Quintas dos Vinhedos em Bragança Paulista, estão preocupados com alguns cavalos que estão soltos na região. De acordo com informações, os animais vivem nas vias públicas e se alimentam do lixo das residências.

A Prefeitura Municipal de Bragança Paulista foi acionada, mas os pedidos para o acolhimento destes animais de grande porte não foram atendidos.

Segundo informações os donos seriam notificados.

Como circulam pelas ruas, uma moradora que prefere não se identificar diz que os animais colocam as próprias vidas e dos munícipes que residem e acessam a região em risco, pelo intenso fluxo de trânsito existente no local, aumentando as possibilidades de acidentes.

“Sempre estão caminhando no meio da rua. É muito perigoso. De repente, está passando um carro, ou uma moto, eles ficam bravos, vão para o meio da rua.”

É importante destacar, que a soltura de animais em vias públicas se configura como um ato de maus tratos ao animal e está prevista na Lei Municipal nº 4.311/2012, que dispõe sobre o estatuto de proteção e controle de animais no município.

As denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo aplicativo do Sistema de Ouvidoria Municipal (eOUVE), bem como na Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou pelo e-mail: dibem@braganca.sp.gov.br. Aos finais de semana, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 153  da Guarda Civil Municipal (GCM).

Animais sendo resgatados

Na tarde de terça-feira (28), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Serviços, Desenvolvimento dos Agronegócios e Segurança e Defesa Civil, resgatou 5 cavalos em vias públicas no Jardim Bonança.

Durante a ação, uma pessoa se identificou como responsável por um dos animais e foi orientada a procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para tomar conhecimento sobre as medidas administrativas que serão aplicadas. Outro proprietário de mais 2 cavalos também se apresentou à pasta do Meio Ambiente e recebeu as devidas orientações.

Todos os proprietários e/ou responsáveis pelos equinos, serão identificados e notificados a comparecer ao Meio Ambiente. Pela infração de deixar os animais soltos em áreas ou vias públicas, os responsáveis serão devidamente penalizados com as medidas cabíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here