Com base nos aspectos que devem ser trabalhados para o incentivo de técnicas mais sustentáveis na agricultura, ou seja, o aspecto técnico, econômico, ambiente e social, a Prefeitura de Bragança Paulista, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, disponibiliza uma série de serviços para auxiliar pequenos e médios produtores.
Entre essas ações estão: visita técnica para esclarecimento de dúvidas referentes às condutas necessárias para o aumento ou manutenção da produtividade agrícola de forma mais sustentável; técnicas de olericultura; sistema de irrigação; manejo de pastagem; procedimento em áreas de preservação permanente (APP); combate ao uso excessivo de agrotóxicos e cultivo de orgânicos; e nivelamento do terreno ou preparo do solo para plantio (aração e gradagem).
Além disso, a Prefeitura tem investido para ampliação dos canais de vendas desses produtos. Em 2020, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, foi disponibilizado o aplicativo IFeira, por meio de uma parceria com Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bragança Paulista. Outra iniciativa que visa o aspecto econômico e social da sustentabilidade é o investimento na construção do Mercado Municipal Amilcar Donato Barletta, o Mercado da Zona Norte, que contemplará, entre outros seguimentos, os produtores rurais e produtores de orgânicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios conta ainda com a Patrulha Agrícola, composta por cinco funcionários dedicados à execução e orientação de serviços de preparo do solo, manutenção do sistema de produção e assistência técnica.
De janeiro de 2020 a julho de 2021, foram atendidos 139 produtores no Programa Patrulha Agrícola e as atividades de assistência técnica beneficiaram cerca de 700 pessoas.
A disponibilização de técnicos para esclarecimento de dúvidas acima mencionadas, bem como acerca dos procedimentos necessários para se obter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Cadastro Ambiental Rural, orientação sobre etapas de processamento e comercialização de produtos agrícolas, bem como auxílio na estruturação de entrepostos, de modo a garantir as propriedades organolépticas e microbiológicas das mercadorias, pode ser obtida por meio de agendamento no telefone (11) 4035-7670 ou direto na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, situada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).