Na manhã desta quarta-feira, 4, foi realizada na Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL) cerimônia de premiação do 1º Festival Estudantil de Esporte e Lazer de Bragança Paulista.
Encerrado no último sábado, 30, o Festival Estudantil agitou crianças e adolescentes de 23 escolas públicas e privadas, no período de 12 de agosto a 30 de setembro. Os estudantes disputaram jogos acirrados nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, atletismo, damas e xadrez.
Autoridades, convidados e representantes das escolas participantes acompanharam a solenidade. O prefeito em exercício, Amauri Sodré, disse estar satisfeito em participar da cerimônia de premiação e ter acompanhado o campeonato. Segundo ele, o evento aconteceu graças a parcerias e inúmeros esforços empregados, fatores que ainda prometem trazer boas novidades para o futuro, como a descoberta de talentos bragantinos no esporte.
O Secretário Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Alberto de Souza, comemorou o sucesso do evento e afirmou que planeja promover melhorias para as próximas edições. “Essa edição do Festival é a primeira de muitas que acontecerão na cidade. Ano que vem o evento terá mais corpo, pontuaremos os prós e contras, para aprimorar cada vez mais, assim, a próxima edição poderá ser mais robusta, com a inclusão de outras modalidades”.
Por fim, a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Beth Chedid, parabenizou a iniciativa da SEMJEL. “A Secretaria está de parabéns por esse trabalho magnífico, que foi um sucesso. A premiação é importante, pois serve como incentivo às crianças e adolescentes que participaram. Hoje o esporte é uma fonte e um instrumento para afastar os jovens do caminho errado”.
Durante a cerimônia foram entregues 12 troféus às escolas campeãs. Na classificação geral, na categoria pré-mirim, em 1º lugar ficou a Escola Municipal Padre Donato, com 76 pontos, seguida pelas escolas municipais Profº Orlando Pinto de Oliveira e Profª Nilza Faria, ambas com 35 pontos, as quais ocuparam o 2º e 3º lugar, respectivamente.
Na categoria mirim, a campeã foi a Escola Estadual Ismael Aguiar Leme, com 79 pontos, acompanhada pela Escola Estadual Profº Luiz Roberto P. Alegretti, em 2º lugar com 73 pontos, e pelo Centro Educacional Sesi, em 3º lugar com 52 pontos.
Já na categoria infantil, ocupou o pódio na 1ª colocação o Centro Educacional Sesi, com 73 pontos. Em 2º ficou a Escola Estadual Ismael Aguiar Leme, com 60 pontos, e em 3º a Escola Estadual Bruno Florenzano, com 34 pontos.
Com a soma de pontos de todas as modalidades e categorias, na classificação geral saíram vitoriosas da competição a Escola Estadual Ismael Aguiar Leme, em 1º lugar com 154 pontos, o Sesi, em 2º lugar com 153 pontos e a Escola Municipal Padre Donato, em 3º com 95 pontos.
Ao final da entrega das premiações, as professoras Ludmila Palma e Emanuele Silva de Oliveira foram homenageadas pela dedicação na organização do evento.
As crianças e adolescentes que se destacaram nesta edição do Festival Estudantil serão convidadas a participar de projetos esportivos do município. A próxima edição do evento já está sendo estudada e planejada, a SEMJEL espera que mais escolas se inscrevam no campeonato.