Ações de incentivo e estímulo à produção sustentável são desenvolvidas no município

0

Com base nos aspectos que devem ser trabalhados para o incentivo de técnicas mais sustentáveis na agricultura, ou seja, o aspecto técnico, econômico, ambiente e social, a Prefeitura de Bragança Paulista, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, disponibiliza uma série de serviços para auxiliar pequenos e médios produtores.

Entre essas ações estão: visita técnica para esclarecimento de dúvidas referentes às condutas necessárias para o aumento ou manutenção da produtividade agrícola de forma mais sustentável; técnicas de olericultura; sistema de irrigação; manejo de pastagem; procedimento em áreas de preservação permanente (APP); combate ao uso excessivo de agrotóxicos e cultivo de orgânicos; e nivelamento do terreno ou preparo do solo para plantio (aração e gradagem).

Além disso, a Prefeitura tem investido para ampliação dos canais de vendas desses produtos. Em 2020, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, foi disponibilizado o aplicativo IFeira, por meio de uma parceria com Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bragança Paulista. Outra iniciativa que visa o aspecto econômico e social da sustentabilidade é o investimento na construção do Mercado Municipal Amilcar Donato Barletta, o Mercado da Zona Norte, que contemplará, entre outros seguimentos, os produtores rurais e produtores de orgânicos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios conta ainda com a Patrulha Agrícola, composta por cinco funcionários dedicados à execução e orientação de serviços de preparo do solo, manutenção do sistema de produção e assistência técnica.

De janeiro de 2020 a julho de 2021, foram atendidos 139 produtores no Programa Patrulha Agrícola e as atividades de assistência técnica beneficiaram cerca de 700 pessoas.

A disponibilização de técnicos para esclarecimento de dúvidas acima mencionadas, bem como acerca dos procedimentos necessários para se obter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Cadastro Ambiental Rural, orientação sobre etapas de processamento e comercialização de produtos agrícolas, bem como auxílio na estruturação de entrepostos, de modo a garantir as propriedades organolépticas e microbiológicas das mercadorias, pode ser obtida por meio de agendamento no telefone (11) 4035-7670 ou direto na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, situada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here