Jogador de Bragança Paulista se destaca no futebol freestyle

Conheça Marcos Paulo Ximendes, apaixonado pela modalidade do futebol “livre”

0
Foto: Arquivo Pessoal

Você já ouviu falar em futebol freestyle? Trata-se de uma variante do futebol em que o jogador realiza manobras com uma bola ou a equilibra em várias partes do corpo. Para isso, ele se baseia na arte de compor sequências de manobras, buscando unir controle, criatividade e dificuldade, utilizando o corpo todo em interação com a bola. O estilo pode ser aplicado tanto no futebol de quadra como no de campo.

Este é o caso de Marcos Paulo Ximendes, de 28 anos, de Bragança Paulista. O jogador começou a se interessar pela modalidade com cerca de 15 anos, assistindo a vídeos. “Eu comecei a praticar o futebol freestyle quando percebi minha habilidade, velocidade e controle com a bola, e comecei a inovar, sempre treinando novas técnicas e manobras”, relata.

Marcos Paulo conta que escolheu o freestyle pois o estilo sempre o ajudou a se destacar. “Na escola, nos times e nos campeonatos”, afirma. A liberdade que essa prática proporciona, para o jogador, é a sua principal vantagem. “É um futebol livre, posso jogar em qualquer lugar e hora, não precisa de muitas pessoas e ajuda a desenvolver a mente”, diz.

Seu primeiro campeonato foi de futebol de rua, no ano de 2005, em Praia Grande-SP. “Nesse primeiro que participei, fui o melhor jogador do campeonato e o que marcou mais gols, o artilheiro E fiz o gol mais bonito da competição”, relembra.

De lá para cá, continuou se aperfeiçoando, deu aulas para jovens em times de futsal, participou de diversos campeonatos em diferentes lugares e foi notícia em vários veículos de comunicação. Atualmente, segue treinando e busca parcerias com marcas e empresas que acreditam no potencial do gênero, que, segundo ele, “incentiva a molecada a se soltar, aprender novas técnicas, se envolver no mundo do esporte e ocupar a mente”.

Reportagem: Yasmin Godoy /Jornal Em Dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here