Piloto de Bragança disputa Copa ECPA de Fórmula Vee neste sábado (29)

Após boa participação em Interlagos, Weidner Emmerick está confirmado na primeira etapa da competição, no próximo sábado, em Piracicaba

0
Publicidade

Após a estreia em Interlagos, o piloto Weidner Emmerick, de Bragança Paulista, terá um novo desafio em sua carreira no automobilismo. Neste sábado (29/8), ele dará a largada na primeira etapa da Copa ECPA F/Promo Racing de Fórmula Vee, em Piracicaba.

Mineiro, como é conhecido o piloto nascido em Carangola (MG), desta vez vai competir num autódromo que ele conhece bem. “No ano passado, eu participei de seis provas em Piracicaba, que tem um circuito muito difícil e que exige bastante esforço físico e técnico dos pilotos”, afirma.

Na competição disputada em 2019 no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), Mineiro só correu metade da temporada. Mesmo assim, terminou com o sexto lugar na classificação da categoria Máster, para pilotos acima de 40 anos. Seus melhores resultados foram um terceiro e um quarto lugares.

“No ano passado, eu competi pela primeira vez na FVee. Hoje, acredito que já estou mais acostumado com o carro, conheço melhor o traçado em Piracicaba e espero conquistar melhores resultados. E, claro, vou tentar brigar pelo título”, afirma.

No início deste mês, Mineiro fez a sua estreia no Campeonato Paulista de FVee, disputado em Interlagos. Nas duas provas, ele obteve um terceiro e um quarto lugares na Máster, além de um quinto na geral.

“Todos os pilotos vão para a pista com o objetivo de vencer, dar o seu melhor. É o que pretendo também, mas acima de tudo é um enorme prazer participar de uma competição de automobilismo, algo que sempre tive como objetivo e agora estou conseguindo realizar”, diz o piloto de Bragança Paulista.

Prova tradicional

A Copa ECPA é uma das mais tradicionais da FVee, que oferece oportunidade a pilotos de todas as idades e também para iniciantes. As corridas deveriam ter começado em março, mas foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, a competição será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para provas de automobilismo em todo o país.

Não haverá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.

Este ano, a competição será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A Copa ECPA será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).

Sobre a Fórmula Vee

A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional na formação de pilotos, há 53 anos no país. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico. Entre outros nomes que passaram pela FVee estão Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet (Super-V) e José Carlos Pace. Ou seja, dos oito títulos mundiais de Fórmula 1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Piquet (3) e Emerson (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

A FVee é também a categoria de automobilismo mais praticada no mundo, em razão de suas características principais: carros de baixo custo e utilização de peças originais. No Brasil, os monopostos são movidos a motor do Fox 1.6 a álcool e câmbios de quatro ou cinco marchas, com pneus radiais (os mesmos de carros de passeio). Em Interlagos, o recorde de velocidade é de 208 km/h. Em Piracicaba, os carros chegam a 140 km/h.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá etapas até dezembro (cinco no total). Para saber como participar, acesse www.fvee.com.br

Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br

Programação da 1ª etapa da Copa ECPA F/Promo Racing de Fórmula Vee:

Sábado (29/8):
Treinos livres: das 9h às 9h25 e das 10h15 às 10h40.
Treinos classificatórios: das 12h às 12h10 e das 12h45 às 12h55
Primeira bateria: largada às 14h10 (12 voltas)
Segunda bateria: largada às 15h20 (12 voltas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here