Pesquisadores estimam frequência de indivíduos com anticorpos contra a Covid-19

Os números de casos positivos aumentaram na faixa etária entre 20 a 39 anos.

0
Publicidade

Em um estudo estatístico apresentado pelos pesquisadores Dr. Lucas Miguel de Carvalho, Ms. Tomás Moutinho, Glauber Pereira e Lohan Mori, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista estimou que o intervalo de confiança para soroprevalência, ou seja, a frequência de indivíduos que apresentaram o anticorpo contra a Covid-19 varia de 15,66% a 16,49%.

Para a elaboração do estudo, os pesquisadores recebem os dados da Prefeitura dos testes rápidos e RT-PCR. Com os dados, o modelo de cálculo estatístico consegue estimar com 90% de precisão a porcentagem de pessoas que já tiveram o vírus. O cálculo leva em consideração o valor da sensibilidade e especificidade de cada teste.

O estudo também aponta a análise da evolução dos testes realizados por faixa etária, em que pessoas entre 35 e 45 anos foram as mais testadas. “Com os dados, conseguimos mostrar o quão evoluiu a presença do vírus por idade e auxiliar a Prefeitura em tomadas de decisões de saúde pública”, disse Dr. Lucas Miguel.

Da mesma forma, o estudo concluiu que houve um aumento do número de casos positivos para o novo Coronavírus em novembro, consequentemente a soroprevalência nos grupos de jovens entre 20 e 39 anos, representando 47% dessa faixa etária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here