Comércio de Bragança Paulista não terá horário especial para o Natal, mas funciona 10 horas por dia, diz Prefeitura

Representantes do comércio local apresentaram sugestões à Prefeitura para ampliar o período para 12 horas diárias. Após análises e deliberações, a Administração Municipal decidiu continuar seguindo a determinação do Governo do Estado.

0
Foto: Divulgação
Publicidade

A abertura dos estabelecimentos comerciais até às 22h no período natalino é uma tradição em Bragança Paulista. Nesta época do ano, a população em geral percorre os comércios em busca especialmente de presentes e lembrancinhas, aquecendo a economia local. Na última quinta-feira (03/12), a Administração Municipal se reuniu com representantes do comércio local, que apresentaram sugestões à Prefeitura.

De acordo com a última atualização do Plano São Paulo de Retomada Econômica e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, na segunda-feira (30/11), o município retornou para a Fase 3 (Amarela), conforme Decreto Estadual nº 64.994 de 2020 e suas alterações, assim como o Processo Judicial 1004723-44.2020.8.26.0099. Com a mudança de fase, a cidade passou a seguir novas medidas, como a abertura dos estabelecimentos considerados não essenciais pelo período de 10 horas diárias.

Ao se reunir com a Administração, os líderes do comércio propuseram ações como a ampliação do horário de funcionamento de 10 horas para 12 horas diárias, de modo que o horário seja padronizado e todos abram e fechem na mesma hora, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, aos sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 15h. A iniciativa seria uma medida extraordinária em um ano atípico que assolou a todos, principalmente os comércios e aqueles que vivem deles.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, reiterou sobre a situação do município, que tem apresentado um número crescente de casos de Covid-19. O Ministério da Saúde não renovou os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atendiam a cidade e a região, situação que pode resultar em um agravante. O município já solicitou e aguarda um retorno do Ministério para recuperação desses leitos.

Todas as observações foram prontamente consideradas pela Administração, que logo na sequência realizou uma reunião junto ao Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, analisando cada detalhe minuciosamente.

Nesta sexta-feira (04/12), o município atingiu a marca de 100% de ocupação dos leitos de UTI. Diante da situação, prezando pelos munícipes e pela saúde pública, a Administração considerou mais prudente, pelo menos neste primeiro momento, manter a abertura do comércio pelas 10 horas diárias, de acordo com o Governo do Estado.

No decorrer dos próximos dias a Administração Municipal junto a Secretaria Municipal de Saúde continuará lutando pela recuperação dos 20 leitos de UTI para Bragança Paulista e região, bem como seguirá acompanhando e estudando as possibilidades de adotar algumas das sugestões do comércio local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here