A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, finalizou no início do mês a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem por objetivo principal avaliar os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti em várias áreas do município.
O resultado em Bragança Paulista foi de 0,4%, inferior a 1%, em que o valor é considerado satisfatório. Este índice de infestação é estabelecido pelo número de imóveis visitados e da quantidade destes imóveis, em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Foram encontradas larvas positivas para Aedes aegypti nos bairros Portal São Marcelo, Água Comprida, Jardim São José, Jardim São Caetano e Planejada II. Os principais criadouros identificados foram vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais, piscinas, ralos externos e reservatórios de água de chuva.
A Secretaria de Saúde reforça que a eliminação de criadouros é a única maneira de controle da infestação, portanto é fundamental que cada cidadão faça a sua parte.