O Governador do Estado de São Paulo, João Dória, cai em contradição em postagem em suas redes sociais em que divulga uma imagem, no Palácio dos Bandeirantes, no novo ambiente da academia, que, segundo o próprio, será utilizada pelos 1.500 servidores que lá atuam.
Contudo, no plano de retomada por conta da pandemia do novo coronavírus, as academias estão proibidas de reabrir até o presente momento, não se enquadrando como “serviço essencial”.
Mas, na publicação, o próprio chefe do executivo no estado ressalta que “fazer atividade física regularmente é essencial para uma vida saudável”.
Em Bragança Paulista, que está na fase laranja do plano de retomada, todos os ambientes estão fechados, obrigatoriamente seguindo as determinações provenientes do decreto por João Dória, então, seguindo a linha de pensamento expressa pelo governador, a população está sendo privada de algo que é essencial para a saúde e o bem estar.
Polêmica
Nas redes sociais o vídeo causou uma enorme polêmica entre usuários que questionaram quando as academias serão liberadas em todo o estado, já que muitos donos destes estabelecimentos estão enfrentando sérias dificuldades financeiras.
“Quando as academias, para nós, reles mortais e profissionais de Educação Física também serão liberadas? Também precisamos cuidar da saúde e eles voltar a trabalhar”, questiona uma usuária na Página Oficial do Facebook do governador.
“Que bom que você abriu a sua academia. Enquanto outras fecharam! Parabéns pela sua preocupação com a saúde”, diz outra mulher ironizando o vídeo.
“O meu maior arrependimento foi ter votado nesse governador. Um cidadão que só pensa nele próprio (Narcisista) e que não está nem aí com o bem comum. Olha aí no vídeo, todo saradinho, saúde em dia, recebendo seus milhões por mês, enquanto milhares de pessoas estão morrendo nos hospitais e outras passando fome”, diz outro cidadão, revoltado.
Em resposta genérica, a assessoria de Doria respondeu alguns internautas.
“A academia no Palácio dos Bandeirantes foi construída durante a pandemia com recursos da iniciativa privada, mas só iniciou suas atividades hoje, em 03/08. Ela é aberta aos servidores públicos do Palácio e todos os protocolos do setor estão sendo respeitados, como a utilização obrigatória de máscaras e agendamento de horários”.