É #FAKE que vídeo e foto são casos de Bragança Paulista

0
Publicidade

Circula pelas redes sociais e no WhatsApp um vídeo de uma suposta vítima fatal de coronavírus (Covid-19) no Hospital Santa Casa, mas tudo não passa de #FAKENEWS. Também circula uma foto de um suposto cliente desmaiado dentro das dependências de um supermercado, a informação é que a foto seria em Bragança Paulista mas a mensagem é #FAKENEWS.

FOTO

De fato o homem teve o mal-estar, mas a situação foi registrada, na manhã de quarta-feira (18), no Supermercado Cidade Canção, em Maringá (PR).

Em nota, a rede esclareceu o caso:

“A rede de Supermercados Cidade Canção vem a público esclarecer que o caso que está circulando em redes sociais onde aparece um cliente que teve uma indisposição em nossa loja localizada na Av. Nildo Ribeiro, em Maringá/PR.

O Cliente, que foi realizar suas compras na manhã de hoje, dia 18/03/20, teve um mal-estar devido a uma “queda de pressão”. Imediatamente os gestores da loja chamaram o serviço da SAFE LIFE Urgências Médicas, que realizou o pronto-atendimento e o liberou. Felizmente o cliente não se machucou e, inclusive, retornou para finalizar suas compras sem maiores dificuldades.

Informamos que intensificamos as medidas preventivas de saúde e segurança e estamos seguindo rigorosamente as determinações divulgadas pelos órgãos públicos de saúde. Isso inclui a orientação constante dos colaboradores, higienização e limpeza em áreas de contato, além de disponibilizar álcool gel para funcionários e clientes realizarem limpezas frequentes das mãos.
Reforçamos nosso compromisso com a qualidade dos produtos e a segurança dos clientes e colaboradores, adotando as melhores práticas”.

VÍDEO

Numa imagem que mais parece de ficção científica, um corpo que está sobre uma maca em um saco preto é transportado por duas pessoas vestindo roupas de proteção amarela. O vídeo de fato é da Santa Casa de Curitiba, mas a decisão de usar as roupas foi da funerária que buscou o corpo.

A Santa Casa de Curitiba, por meio de nota, afirmou que o paciente em questão morreu por outra enfermidade.

Em nota, o Hospital esclareceu o caso:

Estão circulando imagens de um suposto caso de óbito por coronavírus (Covid-19) no Hospital Santa Casa de Curitiba. Informamos que essa informação é falsa. Até o momento, nenhum paciente com suspeita do novo coronavírus foi atendido no Hospital. 

Fique atento às fake news, não compartilhe mentiras

Não é de hoje que quando o assunto é saúde, as fakes news parecem ganhar ainda mais força em sua circulação. Desde 31/12/19, quando o novo coronavírus foi descoberto e teve os primeiros casos registrados na China, as informações falsas foram responsáveis por causar pânico desmedido ou negligência em relação às medidas de prevenção ao Covid-19.

Antes de compartilhar qualquer informação sobre o coronavírus, confira se ela é verdade. Além do Jornal + Bragança, fontes como o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde e a própria Prefeitura, bem como agências de checagem como a Boatos.orgAos Fatos e a Agência Lupa são importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here