Universidades públicas e privadas suspendem aulas por novo coronavírus

0

Ao menos 3 instituições de ensino superior decidiram, até as 12h de sábado (14), suspender as aulas por causa do surto de covid-19 no Brasil. São elas: a FATEC (Fatec Bragança Paulista), a UNIFAAT (Centro Universitário UNIFAAT) e a USF (Universidade São Francisco).

A orientação é de que as atividades acadêmicas sejam feitas de casa. A UNIFAAT foi a 1ª a decretar a medida e a FATEC seguiu o posicionamento do Governo do Distrito Federal, que havia suspendido aulas em escolas e universidades, públicas e privadas.

FATEC

Em sua nota (íntegra da nota oficial), O Centro Paula Souza (CPS) informa que as aulas presenciais em todas as Fatecs serão suspensas a partir de segunda-feira (16). A decisão segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde e demais autoridades sanitárias, conforme anunciado em coletiva de imprensa pelo Governador João Doria na noite de sexta-feira (13).

A mesma medida será adotada nas Etecs a partir do dia 23/03. Ao longo da próxima semana, as unidades serão orientadas sobre os próximos procedimentos.

Esclarecemos que a Administração Central e os setores administrativos das Etecs e Fatecs, a princípio, devem manter suas atividades normalmente.

Reuniremos integrantes da Cetec, Cesu, Supervisão e Gestão Pedagógica na segunda-feira
(16) para estudarmos as ações pedagógicas que poderão ser aplicadas no período em que
as aulas presenciais estiverem suspensas. As medidas serão divulgadas ao longo da semana.

Lembramos que todo caso comprovado deverá ser imediatamente comunicado aos supervisores educacionais (Etec) ou gestores regionais (Fatec) para que seja analisada a necessidade de adoção de medidas complementares. Dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao Comitê de Prevenção e Orientação para acompanhamento e monitoramento do coronavírus (Covid-19) pelo e-mail combatecoronavirus@cps.sp.gov.br.

UNIFAAT

Já a nota da UNIFAAT (íntegra da nota oficial), o Centro Universitário UNIFAAT informa que:

· Preventivamente, estão suspensas todas as aulas e atividades acadêmicas presenciais, no período de 16/mar (segunda-feira) até 22/mar (domingo) de 2020, em todas as unidades da UNIFAAT.

· Durante o período de suspensão das aulas, o atendimento presencial será restrito e apenas casos imprescindíveis serão recepcionados presencialmente, mas deverão ser agendados pelos canais abaixo informados.

· As cerimônias de colação de grau, que seriam realizadas entre os dias 23/mar e 27/mar de 2020, serão adiadas. Ainda não há definição sobre as novas datas.

· As datas de aulas e atividades (incluindo provas) serão reestruturadas no calendário acadêmico e divulgadas em momento oportuno.

· Ficam suspensas viagens de professores, dentro e fora do Brasil, para apresentação de trabalhos em congressos ou eventos científicos.

· As atividades a distância continuam sendo realizadas normalmente.

A nota lembra ainda que, a UNIFAAT seguirá monitorando a situação e solicita a gentileza de que os alunos, professores, funcionários e demais membros da comunidade acadêmica acessem regularmente os canais oficiais da Instituição para acompanharem novidades sobre as medidas que estão sendo tomadas agora.

USF

Em sua nota (íntegra da nota oficial), a Universidade São Francisco declara que em virtude das recentes recomendações do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e considerando o Decreto Estadual Nº 64.862, confira as orientações sobre as atividades da USF nos próximos dias:

  • Todas as atividades de ensino presenciais de caráter didático-pedagógico, previstas no plano de ensino, da Graduação e Pós-Graduação serão transferidas para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle) de 16 a 24 de março.
  • Internato Medicina: atividades mantidas para os estudantes do 9º ao 12º período.
  • Eventos: suspensos de 16 a 31 de março.
  • Vestibular: suspenso de 16 a 24 de março.
  • Bibliotecas e Laboratórios de Informática: fechados de 16 a 24 de março.
  • Serviços à Comunidade: suspensos de 16 a 31 de março.
  • (Clínicas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Centro Judiciário de Solução de Conflitos, Núcleo de Prática Jurídica e Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal).

Novas orientações serão comunicadas nos canais oficiais da instituição.

A Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) ainda não informou se as atividades continuam normalmente.

Até as 16h20 deste sábado (14), o Ministério da Saúde havia confirmado 121 diagnósticos de covid-19 no Brasil. Outros 1.496 casos estão sob investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here