Nova etapa de vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira

O dia ‘D’ de Mobilização Nacional acontece no próximo sábado, (15/02), em todas as unidades de saúde com sala de vacina.

0
Publicidade

Iniciou na manhã desta segunda-feira (10/02), a nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, para alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. A campanha será de forma seletiva através da avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vigente.

O grupo alvo são crianças a partir de 5 anos a jovens até 19 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina até o dia 13 de março. No próximo sábado, 15, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Para os bebês com 6 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes e, sobretudo, que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

A Secretaria de Estado da Saúde também orientou os municípios para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.

A meta é vacinar todos com carteirinha atrasada. Lembrando que toda população de 6 meses a menores de 60 anos deve procurar as unidades de saúde para atualização da situação vacinal contra o sarampo.

Até o presente momento, não houve casos suspeitos ou confirmados de sarampo no município. Já em 2019, Bragança Paulista registrou: 97 notificações em residentes, sendo 29 casos confirmados, 68 descartados e 0 óbitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here