Prefeitura ampliará 100% serviço do CASTRAMÓVEL em 2020

Novo contrato prevê o dobro de castrações deste ano, além de medicamento pós-operatório incluído

0

Na tarde desta terça-feira (17), foi realizada Sessão Pública para julgamento do Pregão Presencial nº 326/2019, referente à contratação de empresa especializada para dar sequência ao serviço de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional – o CASTRAMÓVEL, tendo como empresa vencedora do certame a “A. A. Mazon –ME”  no valor de R$ 710 mil reais.

O contrato para 2020 prevê cerca de 5 mil castrações ao longo de um ano, o que corresponde ao dobro do número de castrações previstas no contrato de 2019.  Outra novidade é que o medicamento pós-operatório também será concedido junto à castração, além da microchipagem – o que não estava previsto no contrato anterior e havia sido concedido como cortesia nos últimos procedimentos, sem custos adicionais.

Somente em 2019, o contrato previa realizar 2.500 castrações, mas a empresa ofereceu mais 300 esterilizações sem custos adicionais  e com isso a Secretaria do Meio Ambiente segue com o trabalho neste mês de Dezembro.  Do início dos trabalhos (31 de maio) até o momento, foram 2.548 animais por 18 bairros.

No próximo final de semana, o CASTRAMÓVEL estará nos bairros Chácaras Fernão Dias (sábado, 21/12) e Morro Grande da Boa Vista (domingo, 22/12). Proprietários interessados a realizarem a esterilização em seu animal devem fazer o cadastro na sede da Secretaria que fica no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), situado entre as Ruas Albino Dantas e Madre Paulina, Centro, com os documentos de identidade e comprovante de endereço do tutor ou responsável pelo animal. Mais informações pelo telefone 11 4034-6780.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a castração não serve só para evitar que nasçam filhotes, pois ao serem esterilizados, os animais ficam mais caseiros e saem menos. Dessa maneira, a chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados é menor. Além disso, deixam de brigar e correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.

Essa medida também protege as pessoas contra zoonozes (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos). Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização.

Além do CASTRAMÓVEL, a atual gestão segue com diversos trabalhos de políticas públicas em prol do bem-estar animal, como é o caso do Atendimento Móvel de Urgência Veterinária – SAMUVET, pioneiro na região bragantina. O SAMUVET funciona 24h com resgate de animais sem dono em situação crítica, com serviços otimizados que possibilitam o contato dos munícipes através de mensagens, foto ou vídeo do animal, além de sua localização.

O serviço do SAMUVET pode ser acionado pelo telefone (11) 94304-1312, ligação ou WhatsApp, apenas em casos realmente de emergência. Mais informações sobre esses serviços, podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here