Prefeitura amplia a oferta de método de prevenção à infecção pelo vírus HIV

A Profilaxia Pós-Exposição – PEP passa a ser ofertado na Unidade de Pronto Atendimento Bom Jesus apenas em situações consideradas de risco.

0

Com a finalidade de ampliar o acesso aos serviços em saúde, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou na manhã da última quarta-feira (06/11), uma capacitação com enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento Bom Jesus para ofertar método de prevenção à infecção pelo vírus HIV, a Profilaxia Pós-Exposição – PEP, apenas em situações consideradas de risco.

A Enfermeira e Coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Bragança Paulista Mariana Quilici falou sobre Prevenção Combinada, testagem rápida, acolhimento, o passo a passo para ofertar a Profilaxia Pós-Exposição – PEP e as situações consideradas de risco como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem camisinha ou com seu rompimento) ou acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Para ter acesso ao acesso à PEP, é preciso procurar a UPA Bom Jesus até 72 horas após a situação considerada de risco ao HIV para avaliação médica e multiprofissional com realização de testagem rápida, aconselhamento e inicio imediato da administração da medicação preventiva.

“Dessa forma, ampliamos o acesso a medicação Profilaxia Pré-Exposição – PEP, em que a população da zona norte não precisa se deslocar até ao bairro do centro, no Complexo Hospitalar Santa Casa, para ter o método de prevenção . Em breve faremos a capacitação com enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento Vila Davi”, finalizou Mariana.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here