Alunos dos 5ºs anos de diversas Escolas Municipais concluem as avaliações do SAEB

Em 2017, Bragança Paulista conquistou a meta do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica com a nota 6,4 para o município.

0

Na última sexta-feira (01/11), encerraram-se as aplicações das provas do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), que estavam sendo realizadas pelos alunos dos 5ºs anos das escolas da rede municipal de ensino desde 22 de outubro. Trata-se de um conjunto de avaliações externas de Matemática e Língua Portuguesa, que ocorrem de dois em dois anos, a fim de efetuar um diagnóstico do desempenho do estudante da educação básica de todo o país.

O principal objetivo do SAEB é avaliar a qualidade da educação oferecida nas escolas de diversas cidades, ação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com o resultado das provas, é possível oferecer subsídios para elaboração de políticas educacionais, isto é, promover melhorias na educação das escolas e, com isso, no desempenho dos alunos.

A média conquistada pelos estudantes na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). Em 2017, Bragança Paulista conquistou a meta com a nota 6,4, sendo que a meta era de 5,9 para o município.

Vale ressaltar que as provas aplicadas foram separadas e enviadas em envelopes lacrados pelo Ministério da Educação (MEC), abertas e aplicadas sob supervisão de profissionais indicados pelo órgão público, acompanhados por um supervisor da Secretaria Municipal de Educação. As avaliações não foram aplicadas pelo professor responsável pela sala.

Uma novidade neste ano, foi que os alunos da E.M. Professora Nilza Faria fizeram uso de tablets para responderem ao simulado do SAEB no início do mês de outubro e preencheram o questionário pelo Google Forms, ferramenta que coleta, armazena e analisa informações.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here