Secretaria de Saúde intensifica busca ativa de casos de Tuberculose

0
Publicidade

A fim de diagnosticar e prevenir a doença, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa de Tuberculose, realiza de 09 a 23 de setembro, campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.

O enfoque está direcionado à tosse, principal sintoma da tuberculose pulmonar, em que pessoas com tosse há mais de três semanas (sintomático respiratório) deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame de escarro.

Na próxima semana (16/09), das 8h às 16h, o Programa de Tuberculose ofertará coleta de exames para diagnóstico e conversa sobre prevenção ao suicídio, na Praça da Bíblia, com a equipe multidisciplinar do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici.

Com a identificação e investigação do sintomático respiratório, espera-se um aumento na detecção de casos de tuberculose. O tratamento de maior número de doentes, precocemente diagnosticados, contribui para a redução do contagio e dos índices de mortalidade da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, transmissível e grave. É transmitida de uma pessoa doente para outra pessoa pelo ar, em situações comuns como ao falar, espirrar e, principalmente tossir. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas como febre vespertina (período da tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A doença tem cura e o tratamento deve ser seguido até o final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here