Unidade de saúde abre neste sábado para vacinar contra febre amarela

0

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado (28/06), a unidade Centro de Saúde Lavapés – “Dr. Lourenço Quilicci”, ficará aberta das 8h às 12h, para vacinar a população contra a febre amarela.

A vacinação ocorre em alusão ao dia ‘D’ da Campanha realizada no Estado de São Paulo, com objetivo de aumentar a cobertura de pessoas vacinadas contra a doença e facilitar para aqueles que não conseguem ir à unidade durante a semana. Cabe salientar, que a vacina também está disponível a população durante a semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, não devem tomar a vacina: Crianças menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here