Castramóvel começa nesta sexta e pretende aumentar de 420 para 2.800 castrações

Com investimento de 357 mil reais contrato prevê 2500 castrações ao longo de um ano

0
Publicidade

Em solenidade nesta segunda-feira (27) foram apresentados dados sobre o SAMUVET e divulgado calendário do CASTRAMÓVEL, que terá início na próxima sexta-feira (31). Durante a reunião, o Coordenador do SAMUVET Claudio Zago Jr. apresentou resultados dos últimos dois meses de serviços prestados pelo SAMUVET, que vão além da cirurgia de emergência e explicou de que forma é feita a triagem para determinar o grau e necessidade de atendimento, baseada na Escala de Manchester (que determina o tempo e grau de atendimento, de muito urgente a padrão). Durante os dois meses de funcionamento do SAMUVET, foram 338 atendimentos efetivos prestados.

O Prefeito Jesus Chedid demonstrou satisfação pelos trabalhos prestados e a vontade de melhorar ainda mais o atendimento. “Precisamos aumentar a efetividade dos serviços. Depois de um grande trabalho para que o município voltasse a ter crédito, agora estamos investindo para ter uma cidade reconstruída. E a atenção ao animal faz parte do nosso plano de governo, por isso vamos ampliar o serviço adquirindo mais uma ambulância para o SAMUVET”, anunciou o Prefeito. Com o segundo veículo, os atendimentos poderão ser divididos em suporte básico e suporte avançado e com isso ampliar os serviços.

Após apresentação do SAMUVET, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais explicou como será realizado o serviço do Castramóvel e divulgou o calendário inicial das atividades. O contrato foi assinado com a empresa A. A. Mazon e que prevê 2500 castrações ao longo de um ano – um investimento de 357 mil reais. Entretanto, atendendo ao pedido do Prefeito Jesus Chedid, a empresa ofereceu mais 300 castrações para a cidade, sem custos adicionais. O CASTRAMÓVEL atenderá, prioritariamente, animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural. O veículo tem capacidade para até 200 castrações por dia.

O Secretário Alex afirmou que atualmente há 618 animais na fila de espera e com o Castramóvel, espera diminuir consideravelmente o índice.  Até o ano passado, a média de castração era de 420 animais ao ano. Com o Castramóvel, este número aumentará para 2.800 castrações /ano.

A Dra. Gabriella Fiordelisio, médica veterinária e responsável técnica da empresa A. A. Mazon explicou a dinâmica do procedimento e a importância das orientações e cuidados dos responsáveis ao levar o animal para castração. “Nós temos um rigor no atendimento para prestar o melhor serviço ao animal, e o critério de castração varia de acordo com o caso. É importante que o animal esteja de banho tomado e com controle preventivo de pulgas e carrapatos para a castração, para não contaminar o ambiente”. Após a realização do serviço, o responsável é orientado e instruído sobre os procedimentos do pós-operatório, etapa também importante. “A recuperação varia de animal para animal, mas os critérios básicos de cuidado, assepsia e medicação devem ser devidamente seguidos para que o animal tenha uma boa recuperação”, explicou Dra. Gabriella.

As campanhas de castrações serão realizadas por bairros, começando pelo que possui maior demanda, o bairro Planejada II, seguindo os critérios de ordem de inscrição e econômico.

  • Sexta-feira 31/05 em frente a E.M. Antônio José da Fonseca, no bairro Planejada II.
  • Sábado (01/06) no Henedina Cortez, em frente à E.M. Professora Maria Erci Ramos Valle
  • Domingo (02/06) estará no lago do Taboão.

Os responsáveis pelo animal devem realizar o cadastro na sede da SMMA (R. Madre Paulina, 301, Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público) portando documento e comprovante de endereço. Informações podem ser obtidas pelo e-mail smma@braganca.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4034-6780.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here